x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 436

Supermercado caiu para o normal..

Cauê

Cauê

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 13:38

Boa tarde,


Sou funcionário de uma contabilidade, e um supermercado que nos tinhamos caiu para o normal no começo desse ano, e não sei nem por onde começo agora..
Alguém poderia me ajudar ? Quais alíquotas eu altero ?


No aguardo..

Marcos Vinicios

Marcos Vinicios

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 13:53

Cauê quando você fala que 'caiu para o normal' quer dizer que foi desenquadrado do simples nacional e agora será lucro presumido?
Se sim.. terá uma série de responsabilidade a mais para a empresa e a contabilidade.

terá que mudar o sistema de escrituração de NFe, terá que fazer débitos e créditos de ICMS, apurar o imposto de acordo com a legislação vigente (achará várias matérias sobre Pis, Cofins, Csll e IR), terá que fazer obrigações acessórias como Sped (Icms/IPI, Pis/Cofins, Contábil em 2017 ref. 2016), DCTF. .. seu cliente terá que apurar o estoque pelo menos uma vez por ano para fazer Sped.. ou seja.. terá muito serviço pela frente.
Eu aconselharia a trocar informações com outros contadores amigos seus, ou até contratar alguma assessoria para evitar multas por falta de envio de obrigações.

boa sorte..

Cauê

Cauê

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 08:16

Bom dia, obrigada pela explicação. E referente a folha de pagamento, você poderia me passar as alíquotas para alteração.

A folha de janeiro ele ainda pagou como se estivesse no simples, agora eu tenho que refazer a folha ou começo a partir de fevereiro mesmo ?

No aguardo..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.