x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 946

Declaração de irpf 2015 enviada ao invés de espólio

Elizete Gomes Soares

Elizete Gomes Soares

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 15:37

Boa tarde Senhores!!

Procurei muito sobre o assunto e não consegui encontrar a resposta, me desculpem se estiver equivocada.

Vamos lá,

Tenho um cliente que sempre fiz as declarações de IRPF dele mesmo porque, ele tinha bens em seu nome.

Em janeiro de 2014 ele faleceu aos 87 anos deixando um único herdeiro.

Em 2015, o filho me trouxe a escritura pública de inventário ( com data de 12/05/2014 ) para que eu fizesse a declaração de espólio, porém eu acabei enviando a declaração normal de PF, retirando todos os bens da declaração dele e lançando na declaração do filho único herdeiro, sendo assim, o campo de bens e direito ficou todo zerado em 2014.

Minha dúvida é: eu consigo retificar essa declaração de IRPF2015 e lançá-la como espólio ou posso enviar agora em 2016 sendo que importei
a declaração de espólio no programa IRPF2016 e todos os campos estão zerados?

Alguém me ajude por favor!!??

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 21:28

Boa noite Elizete,

Verifique junto a Secretaria da Receita Federal mais próxima a possibilidade de cancelar a DIRPF em questão pelos motivos que você explicará ao atendente.

Em seguia elabore a Declaração Final de Espólio onde deve constar as informações do Formal de Partilha (Inventário) e do herdeiro em questão.

Como (sob qual pretexto) você deu baixa dos bens do falecido e como acrescentou tais bens na DIRPF do herdeiro?

...

Elizete Gomes Soares

Elizete Gomes Soares

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 14:38

Boa tarde Saulo!

Então, eu simplesmente deixei zerado o campo de bens e direito na declaração do falecido e lancei todos os bens para o único herdeiro ( inclusive
lancei o cpf de ambos ).

O que eu fiz foi, na hora de importar o arquivo de um programa para outro ao invés de importar como espólio e importei como declaração normal.

Creio que terei mesmo que ir até a receita solicitar o cancelamento e tentar enviar uma nova de espólio.

Grato,

Elizete Gomes.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 20:43

Boa noite Elizete,

Infelizmente não lha resta outra alternativa, até porque não tendo apresentado a declaração final de espólio as declarações do falecido continuam sendo devidas, pois para todos os efeitos e principalmente para Receita Federal, continua vivo.

Além disto na Declaração de espólio deve ser prestada uma série de informações retiradas do inventário (formal de partilha) ou da Escritura Pública de Inventário.

A partir de 2016 será admitida a possibilidade de uma Declaração de Ajuste Simplificada ser retificada por uma de Declaração de Saída Definitiva ou uma de Final de Espólio, entretanto em 2015 não existia esta possibilidade veja: Novidades DIRPF 2016

...

Elizete Gomes Soares

Elizete Gomes Soares

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2016 | 13:49

Boa tarde Senhores!!

Graças a Deus, consegui enviar uma declaração retificadora, alterando a situação de declaração anual para Espólio.
Deus certo e a mesma já foi processada.

Obrigada a todos!

Elizete Gomes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.