x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 952

Obrigações da Empresa Individual ME

Mariana Rodrigues

Mariana Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 29 fevereiro 2016 | 21:12

Olá a todos. Boa noite.

Não sou profissional da área mas busco sempre aprender todos os procedimentos antes de perguntar. Pesquisei na internet e aqui no fórum mas não encontrei uma explicação clara sobre, além do ano-calendário ter virado e alguma modificação significativa tenha surgido. Então peço a ajuda de vocês e agradeço antecipadamente a atenção.

Possuo MEI na cidade do Rio de Janeiro (CNAE 47.23700 Com. var. de bebidas), e aqui a inscrição estadual é isenta para o MEI e por isso não consigo comprar de alguns fornecedores de outro estado (nunca entendi muito bem essa impossibilidade de me venderem sem a inscrição, mas esse não é o foco agora).
Pensei que uma boa solução seria abrir uma Empresa Individual ME para meu marido e utilizá-la somente para esta finalidade de transação interestadual, mantendo meu MEI normalmente para as demais compras e vendas e assim, continuar aproveitando as desobrigações tributárias que o MEI me proporciona.

A questão é: Não consegui descobrir exatamente quais as obrigações que a Empresa Individual tem: Tributos sobre compra e venda, transmissão de arquivos e tudo o que mais for obrigatório nesse regime. Essa informação é primordial para:

1. Sabermos se esse procedimento é legal (importante dizer que não tenho estabelecimento físico);
2. Definirmos se abrimos uma EI ou uma EIRELI para ele; Ou se é mais "econômico" encerrar o MEI e abrimos uma LTDA;
3. Descobrir a real necessidade de contratar um contador nesse processo.

Muito obrigada a todos e estou disponível pra esclarecer qualquer detalhe!

Abraços,

Mariana.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Segunda-Feira | 29 fevereiro 2016 | 21:41

Boa noite Mariana,