x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 629

Número Pis Rend Trib Receb PF/Ext Dirpf 2016

AUREO JUNIOR

Aureo Junior

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 1 março 2016 | 15:31

Estou com uma dúvida nessa DIRPF 2016 porque estão pedindo o nº PIS nos rend. receb. pf/ext. Será que RB vai cobrar INSS sobre esses ganhos prestado? porque muitos clientes optão por aumentar a sua renda acrescentando valores nesse campo.
Algúem pode me ajudar?

Grato.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 07:21

Bom dia Aureo,

A obrigatoriedade do preenchimento do campo NIT/PIS/PASEP para declarantes (titular ou seus dependentes) é apenas para os contribuintes que sejam profissionais liberais (natureza de ocupação 11 na ficha Identificação do Contribuinte) e que tenham recebido de pessoas físicas, no ano-calendário de 2015, rendimentos de trabalho não assalariado

...

SILONY RODRIGUES

Silony Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 08:32

Bom Dia!

Saulo minha dúvida é a mesma do Aureo, O PORQUE estão pedindo o PIS? pesquisei no site da RFB e não encontrei o motivo de pedirem o PIS. A Legislação Previdenciária diz que todo valor percebido tem que ser pago a previdência.

Será que a RFB irá lançar a previdência do valor declarado como dívida pro declarante autônomo da ocupação 11 ???

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 13:00

Boa tarde Silony

Não duvide, os profissionais liberais estão obrigados as contribuições previdenciárias e, naturalmente, a Receita Federal irá cobrá-las.

Aliás já tem feito isto esporadicamente, agora me parece que a fiscalização será mais rígida exigindo inclusive a aposição do NIT para permitir o conforonto das informações.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.