x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 382

Sobre o MEI - Dúvidas

Sandoval Vatutin Pereira

Sandoval Vatutin Pereira

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a) Informática
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 17:23

Meu filho tem 18 anos completos, começou a trabalhar com o comércio de materiais elétricos e prestação de serviços (eletricista), ele esta com muitas dúvidas nessa área principalmente com liberação de crédito e etc. Irei deixar algumas das principais dúvidas dele aqui para apreciação dos companheiros do forum.

1. Após a formalização e emissão do CNPJ no portal do micro empreendedor, já posso abrir uma conta corrente PJ no Banco do Brasil? O intuito da conta é recebimento de transferências e cheques de clientes, para maior controle dos gastos. Posso abrir uma conta corrente também? Para usufruir de benefícios concedidos a pessoa física ex: cartão de crédito/cheque. Caso positivo como poderei comprovar a renda para abrir a conta corrente PF?

2. Após quantos meses de uso da conta corrente poderei usufruir de recursos para o desenvolvimento da empresa como cartão BNDES e financiamentos de equipamentos/mercadoria?

3. Ex: tenho a CC de PJ a 2 meses com intensa movimentação mensal (não ultrapassando o limite de R$: 5.000,00/Mês), poderei fazer o financiamento de um veículo com entrada de 40% do valor total?

4. Para diversos fins, como posso fazer o comprovante de renda meu como pessoa física, sendo que não fiz nenhum imposto de renda até o momento? O extrato da CC PJ pode ser utilizado como comprovante de renda?

Agradeço aos companheiros que possam estar sanando estas dúvidas, dicas também são muito bem vindas.



Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 17:32

Boa tarde,

1) Deve procurar o banco para saber a documentação exigida. Isso não é legal, é procedimento bancário e pode variar de um banco para outro.

2) Dificilmente, como MEI, vai conseguir financiamento junto ao BNDES, e mesmo junto aos bancos privados.

3) Deve tentar passar ficha na financeira. Não é questão contábil/fiscal/legal.

4) Depende de quem pede esse comprovante de renda, em alguns casos, apenas aceitam decore. Em outros, aceitam movimentação bancária. Enfim, vai depender de quem pede esse comprovante também.

Att.,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.