x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 401

Dúvidas sobre o ECF

rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 8 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 13:07

Boa tarde,


Pesquisei algumas dúvidas sobre o ECF tanto aqui quanto em outros fóruns, e nao achei nada de consistente. Vi muitas pessoas com a mesma dúvida e apenas achismo: " eu acho que é assim" , " eu fiz assim " , " eu mandei com advertência mesmo "

Gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês a respeito de alguns problemas que encontrei:

1- As minha empresas são de lucro presumido e nao fizeram distribuição do lucro, portanto nao entregue a ECD. No entanto, eu mantenho a escrituração contábil delas, e por isso escolhi essa opção na hora de importar os dados do meu sistema contábil para o ECF, aí ocorre a mensagem de advertencia: " empresa possui contabilidade mas nao foram recuperados os dados da ECD". Pelo que dei uma olhada o pessoal fala que nesse caso é para marcar a opção de livro caixa, porem acho estranho porque eu nao faço livro caixa, e a minha empresa tem contabilidade. No caso deu marcar a opção livro caixa, nenhuma informação contabil quase é passada, alem de ter que digita-las na mao. Eu tenho a contabilidade, alguem sabe exatamente como proceder , a maneira correta?

2- No caso de uma empresa minha de lucro presumido ser aberta desde sempre, porém vamos dizer que no 2 trimestre ela nao teve receita ( veja, ela nao estava parada, ela teve movimentos patrimoniais , mas nao teve receita operacional nenhuma ). O programa me da uma advertencia " base de calculo dos impostos nao informada " . No caso a base de calculo é 0 mas o programa nao assimila. Vi pessoas em foruns falando que mandaram com advertencia e outras que colocaram um valor irrisorio de receita so para sumir a advertencia. Nao acredito que nenhuma dessas opçoes sejam a mais adequada. Alguem sabe como é o correto nesse caso?

3- No caso da minha empresa abrir no decorrer do ano : 22/04, eu coloquei data de inicio 22/04 , seguindo a receita federal e a junta. E coloquei a opção de Abertura no ano calendario. Porem a hora que importo o ECF do meu software contabil aparece um erro falando tamanho dos campos incorreto: PPP. Pelo que entendi ele nao assimila que nao existe o 1 trimestre e o erro retorna falando que falta esse primeiro "P" aí. Pelo que vi eu fiz tudo correto nas configurações. Encontrei num forum uma moça dizendo que passou pelo mesmo erro, que o software contabil dela nao assimilava que era abertura mesmo colocando como abertura, ai ela teve que fazer na mao por dentro do ECF. Se for isso acho uma tremenda falha do sistema contabil que utilizo, alem de ser inviavel para todas essas empresas fazer tudo na mao.
Alguem passou por isso ?

4- Em 2014 as empresas inativas nao eram obrigadas a entregar o ECF, correto?

5- Para 2015, a ECD será obrigada a todas as empresas lucro presumido e real, independente da distribuição de lucros, ou seja, será necessario a entrega da ECD esse ano para as empresas de lucro presumido, e consequentemente recuperação dessa ECD na ECF? Inclusive será este ano, orbigado a entregar a ECF para as empresas inativas?



Obrigado,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.