x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 879

Dúvida Irpf 2016

Ismael Lima

Ismael Lima

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 11:27

Olá,
Bom dia Prezados,

Estou com dúvidas no preenchimento do IRPF 2016, gostaria de saber se podem me ajudar.

Eu vendi meu apartamento e não sei como declarar agora.

Eu tinha um financiamento de um apartamento junto a Caixa Econômica, só que a pessoa que me comprou o imóvel ele fez o financiamento junto ao Santander, o que ocorreu. O Santander pagou a minha dívida na caixa e passou pro banco dele para que a pessoa possa pagar por lá.
Com esse dinheiro que recebi eu comprei um carro á vista.

Como que eu declaro??


Tenho essa dúvida.

Ismael Lima
Técnico Contábil
Cva Contabilidade .
Ismael Lima

Ismael Lima

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 12:16

Junior

A compra do veículo foi com o dinheiro oriundo da venda do Imóvel.

A venda do imóvel foi o seguinte:
Eu tinha um financiamento na CEF e o comprador financiou o imóvel pelo Santander, então o Santander abateu a minha dívida na Caixa e me deu o restante.
e Financiou o apto para o comprador.

entendeu ?

Ismael Lima
Técnico Contábil
Cva Contabilidade .
Junior

Junior

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 13:26

Ok.
Bom na Declaração de IR você deve citar a saída do Imóvel para a pessoa física inclusive o CPF da mesma, colocar o valor total que foi vendido,
deixar o campo 2016 R$0,00
No caso da compra do veículo, coloque as informações do veículo e detalhes da compra.
e colocar o valor dele em 2016.
No caso da divida e Onus que você tinha com o outro banco, essa divida foi sanada devido a compra do Imóvel, ai você descreve-a como foi feito
e deixa o espaço 2016 R$0,00.

Espero ter ajudado.

Att.

Klaus Merkel

Klaus Merkel

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 19:07

Ismael,

Eu não percebo um problema.

Você vendeu o imovel para o comprador XY por R$ ...

Este pagou o preço de compra em parte mediante assumção de uma divida que foi quitada pelo banco Santander em nome e por conta deste comprador. O restande você recebeu em dinheiro.

Completamente distinto disso é a sua compra de um carro. Você usou fundos recebidos com a venda do imovel para comprar um carro. Legalmente um não tem a ver com o outro, pois para a compra do carro não importava a origem do dinehrio gasto.

At.,

Klaus

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Sábado | 9 abril 2016 | 08:19

Bom dia Angela,

Desde há muito o simples fato de ser sócio de empresa deixou de ser motivo de obrigatoriedade da apresentação da DIRPF. Hoje você pode ser sócio de empresa e não estar o brigado a apresentação da DIRPF.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.