x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 16.843

DIRF X IRPF - Aluguel

Romária Araújo

Romária Araújo

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 10:48

Ola, bom dia

Estou com uma pequena grande duvida: (não conseguir achar essa pergunta nos topicos ja existentes)

Existe um contrato de locação que inicia-se no mês de setembro no valor R$ 2000,00, sabemos que o vencimento do aluguel é no mês seguinte no ex. outubro e assim sucessivamente.

Pergunto, como devo informar na DIRF X IRPF o pagamento deste aluguel por regime de competência ou regime de caixa:

Regime de competência:
Setembro - R$ 2000,00
Outubro - R$ 2000,00
Novembro R$ 2000,00
Dezembro R$ 2000,00

Total; R$ 8000,00

Regime de caixa:
Outubro - R$ 2000,00
Novembro R$ 2000,00
Dezembro R$ 2000,00

Total; R$ 6000,00


José Luiz Galvão

José Luiz Galvão

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 10:57

Bom dia

Não sou contador mas trabalho em uma imobiliária há muitos anos e sou responsável por solicitar aos locatários (pessoas jurídicas) o Comprovante de Rendimentos referente aos pagamentos de aluguel (aos locadores pessoas físicas) e as retenções na fonte (IRRF).

Embora quase 100% dos contadores entenda que vale o REGIME DE CAIXA/PAGAMENTO, alguns ainda insistem em querer usar o REGIME DE COMPETÊNCIA.

Como não sou contador, pergunto a vocês. Por que ainda há este tipo de interpretação divergente da legislação? Aonde eu encontro uma resposta definitiva sobre o assunto?

Obrigado

José Luiz

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 11:29

Art. 631. Estão sujeitos à incidência do imposto na fonte, calculado na forma do art. 620, os rendimentos decorrentes de aluguéis ou royalties "pagos" por pessoas jurídicas a pessoas físicas (Lei nº 7.713, de 1988, art. 7º, inciso II).