x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 723

Declaração IRPF 2016 - Ajuda

Gláucia Freire

Gláucia Freire

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 12:23

Colegas, boa tarde!

Este ao gostaria de eu mesma fazer minha declaração de IRPF, seja para economizar como para aprender algo inerente à área em que trabalho (Departamento Pessoal).
Baixei o programa da receita federal, IRPF2016 e estou analisando minuciosamente o tutorial e material de help disponibilizados quando fiz o download. Devo tentar?rs
Tenho algumas dúvidas, ficarei imensamente grata se puderem me ajudar:

1ª) Como saber qual o melhor tipo de declaração para o meu caso, a simplificada ou completa, visto eu ter R$ 614,00 para restituir, minha renda ultrapassou os 128.123,91 em 2015, tenho um dependente, filho, de 13 anos. Tive despesas médicas (convênio médico e odonto descontados da folha meu e do meu dependente no total de R$ 513,54) + 615,00 (pagos para Unimed ref. plano médico que tive particular), total R$ 1.128,54. Também tive gastos ref. a minha faculdade, a qual pagava em 2015 o valor mensal de R$ 268,00. Diante disso, qual o melhor tipo de declaração de devo fazer? Gostaria muito de entender como isso funciona...;
2ª) Me casei em 09/2015, meu esposo é autônomo, devo colocá-lo em minha declaração ou nem precisa visto ele não ser meu dependente?;
3ª) Não possuo bens em meu nome, exceto um carro no valor de R$ 10.000,00, meu esposo possui um terreno porém que foi adquirido antes de nos casarmos;
4ª) Contas bancárias é obrigatório informar, ano passado minha amiga fez minha declaração e não me pediu. Lembrando que possuo contas correntes em dois banco, no banco itaú constam as seguintes informações ref. ao meu informe: Saldo em 31/12/2014 0,00 saldo em 31/12/2015 28,22, já no banco do brasil consta 31/12/2014 16,70 31/12/2015 3,50;
5ª) Saberei se irei restituir meu imposto retido somente quando finalizar a declaração? Gostaria muito de restituir tudinho rs...

Bom colegas é isso, conto com a ajuda de vocês e ficarei imensamente feliz quando conseguir finalizar a minha primeira declaração rs...a primeira declaração a gente nunca esquece rs Caso possam me dar mais dicas ficarei maaaais feliz ainda...rs

Abraços pra todos e desde já muito obrigada!

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 12:52

Boa tarde Gláucia!

Vamos por partes, que é melhor..... tem alguma coisa errada nas suas informações....

minha renda ultrapassou os 128.123,91 em 2015,
, então eu imagino que seja 28.123,91, que é o valor limite para que a declaração não seja exigida.

Se fosse os 128.123,91, não teria apenas 614,00 de IRRF retido, seria muito mais que isso.....

Seguindo meu raciocínio, então você vai preencher a declaração com todas as informações que vc prestou, INCLUSIVE OS BANCOS, e por acaso se tiver poupança, aplicações, titulo de capitalização, etc...

Não esqueça de que TODOS os pagamentos que você for declarar, tem que ter o nome da pessoa ou da empresa e o CPF ou CNPJ (é obrigatório isso).

Ao término do preenchimento, o próprio programa te mostra qual é a melhor forma de entrega, Declaração Completa ou Simplificada, sendo que pelas suas informações, de cara dá para saber que a Declaração Completa será a melhor opção e com certeza você restituirá tudo o que foi retido.

Quanto ao marido, se ele declara a renda dele como autonomo, coloque apenas o CPF do Conjuge, mas sem que ele seja seu dependente.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Gláucia Freire

Gláucia Freire

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 13:23

Eduardo, boa tarde!

Primeiramente muitíssimo obrigada pelos esclarecimentos, foram muito úteis e passado de forma muito clara e objetiva.
Realmente foi erro de digitação kkk quisera eu ter rendimentos de 128.000,00 kkk


Muito obrigada e ótimo final de semana!

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.