x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 483

Adiantamento de cliente antes da abertura da empresa

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 8 anos Segunda-Feira | 14 março 2016 | 14:10

Amigos, peço um auxilio em um assunto delicado:
Tenho um cliente que em novembro recebeu em sua conta de pessoa física, o valor de R$ 50.000,00 de outra empresa referente a serviços prestados. Ele deu entrada na abertura de sua empresa nessa ocasião, mas o CNPJ só saiu em janeiro/16, apesar da data que consta no contato social ser de novembro.
A empresa que o pagou, contabilizou o pagamento como "Adiantamento a terceiros", considerando já como beneficiária a nova empresa desse meu cliente.
O Meu cliente transferiu em 2016 esse valor para a empresa nova, assim que ela estava ok.
Porém, para a declaração de imposto de renda pessoa física, como ele deve declarar esse saldo a mais na conta dele?
Como "empréstimo de sua empresa"?
Como "adiantamento de distribuição de lucros"?

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 07:35

Bom dia João,

Ele não pode declarar nem como empréstimo (porque não emprestou) nem como lucros antecipados porque ele não sabe se a empresa irá apurar lucros naquele mês e também porque quando recebeu tais valores a empresa nem existia.

Simplesmente não declara e guarda os comprovantes do recebimento, da transferência para empresa e data da constituição desta, para (caso seja convidado a justificar tal dinheiro) explicar ao auditor quais os motivos que o fizeram agir assim.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.