x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.123

Dúvidas sobre Declaração Imposto de Renda

Diego Moura

Diego Moura

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Logística
há 8 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 02:27

Senhores, bom dia!

Estou com bastante dúvidas referente a declaração do imposto de renda, já pesquisei em sites mas continuo com dúvidas.

Este ano vai ser a minha quarta declaração devido a minha renda, trabalho de carteira assinada, sempre declarei no modo simplificado, declarava apenas o que estava no informe de rendimento que a empresa onde trabalho entrega.

Nunca declarei esposa, conta corrente, poupança, veículos, etc.

Dúvidas:

Trabalho de carteira assinada em uma empresa privada, e também era MEI, e no passado transformei a empresa em LTDA, com isso Eu e minha esposa entramos de sociedade, mas não tive rendimento, apenas minha esposa com um salário minimo (pró labore)...

Sou obrigado a colocar a minha esposa como dependente e seus rendimentos com pro labore? Minha conta corrente pessoa física é conjunta com a minha esposa.
Vendi uma moto que estava em meu nome (usava para trabalho) no ano passado mas ela nunca foi declarada, sou obrigado a declarar a venda?
Tenho outra moto em meu nome (Quitei o financiamento no ano passado) e um carro no nome da minha esposa, o carro foi vendido em janeiro deste ano, Nunca foram declarados, preciso e como declaro?
Preciso declarar conta corrente e poupança? A poupança entrou dinheiro com a venda da moto ano passado e do carro este ano.
Preciso declarar que sou sócio de uma empresa mesmo sem tirar rendimento (eu era MEI, e ano passado a empresa se transformou em LTDA ME)?

Obrigado!!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 13:01

Boa tarde Diefo,

Você deve declarar (sim) todos os bens e direitos que possui, assim como aqueles que vendeu.

O menu Ajuda do programa lhe dará mais detalhes acerca do assunto.

...

Diego Moura

Diego Moura

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Logística
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 03:24

Saulo, bom dia!

Muito obrigado pela ajuda!

Mas continuo com a dúvida se sou obrigado a declarar a minha esposa, ela é isenta de declaração pois recebe um salário minimo, mas se eu declarar como dependente a renda dela vai somar com a minha e vou pagar caro de imposto. O sistema está perguntando "Possui cônjuge?"


Outra coisa, não vai dar problema eu declarar agora os veículos, o dinheiro na poupança, empresa,etc pois nunca havia declarado? A receita vai achar que comprei tudo no ano passado?...

O que faço?

Obrigado!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.