x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 1.052

Dependentes IR

Donizete

Donizete

Prata DIVISÃO 4, Atendente Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 21:34

Boa noite!

Não é obrigado. Mas colocando os gastos que são dedutíveis (educação, saúde, etc), o saldo de imposto a pagar será reduzido.


Abs

Donizete

IRENILDES LIMA RIBEIRO DA SILVA

Irenildes Lima Ribeiro da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 21:55

Olá! O contribuinte está obrigado a fazer a declaração de imposto de renda pessoa física exercício 2016, porém faleceu em 29/02/2016. A declaração deve ser apresentada como se ele estivesse vivo e assinada pelo inventariante, cônjuge ou convivente, sucessor a qualquer título ou por representante do de cujus ? Colocando dependente com rendimento (pensão) como informar nessa declaração? Ou deve ser feito a declaração de espolio agora?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 11:35

Quando você preenche a declaração você pode escolher a de mais vantagem.

Se por exemplo os gastos com dependentes foram bons e dedutíveis conforme você vai preenchendo os valores da declaração simplificada e completa vão se alterando, no final você escolhe a de maior beneficio.

EDLEUZA PAULINA LOURES DA SILVA

Edleuza Paulina Loures da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 26 abril 2016 | 13:20

Boa tarde!!

Minha dúvida é a seguinte.

Um cliente meu é das forças armadas e possui como Dependente a própria mãe. Ela é aposentada.
O Imposto de Renda dele é retido na fonte todos os meses e na aeronáutica eles tem toda a documentação que a mãe dele é dependente dele.

Com isso estou na dúvida se preciso informar o dependente na declaração e se preciso informar também a renda desse dependente.
Caso eu precise informar o dependente, posso colocar que esse dependente é isento do IR? Porque a renda da mãe dele é menor que o salário mínimo.

Obg :)





Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 26 abril 2016 | 13:24

Edleuza ,

Você deverá lançar ela como dependente e, na ficha rendimentos isentos e não tributáveis lançar o valor de rendimentos por aposentadoria e colocar que os rendimentos são do dependente.

--

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 26 abril 2016 | 13:31

Edleuza,

Não, irá acoplar lá no resumo da declaração no campo outras informações.

--

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Jose Carlos

Jose Carlos

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Domingo | 16 outubro 2016 | 13:39

Prezados, boa tarde.
Tenho em minha declaração meu sogro e sogra como dependentes. Eles recebem 1 salário mínimo de aposentadoria cada um. Minha esposa está também como dependente na minha declaração de imposto de renda mas não tem nenhum rendimento.
Nas minhas últimas declarações tenho como informação da Receita - "Possível Inconsistência dos Dependentes". Levei toda documentação mas até agora a Receita ainda não respondeu desde a declaração de 2014 (informado apenas que requerimento está em análise).
Gostaria de informações de como proceder nesse caso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.