x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.125

Imposto de Renda Pessoa Fisica 2016

valdinei coral squavolin

Valdinei Coral Squavolin

Iniciante DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 8 anos Sábado | 26 março 2016 | 15:42

Boa tarde!!
Minha dúvida é relacionado a Atividade Rural.
Usina de Alcool enviou um informe que relata o que me pagou de aluguel referente a um possuo. Porém este ano eles relataram pagamentos mensais, digo de janeiro a dezembro, porém informaram que se trata de ADIANTAMENTOS PAGOS CREDITADOS RELATIVOS AO ANO BASE 2015, A TITULO DE ADIANTAMENTO POR CONTA DE FORNECIMENTO FUTURO DE CANA DE AÇÚCAR.
Minha dúvida, como devo lançar isso no programa?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sábado | 26 março 2016 | 15:50

Valdinei Coral,

A terceira linha da sua postagem ficou incompleta, faltando a palavra chave do que realmente aluga.

Trata-se de recebimento da atividade rural?
No informe, esse rendimento veio tributado?
Irá fornecer cana-de-açucar para essa usina?

Traga-nos mais detalhes.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
valdinei coral squavolin

Valdinei Coral Squavolin

Iniciante DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 8 anos Sábado | 26 março 2016 | 16:34

Hugo Ribeiro

vou tentar explicar.

é recebimento de atividade rural.
condição de exploração é parceria.
também irei fornecer cana para essa usina.

o diferente é que o informe deste ano eles enviariam citado na frente de cada mês o seguinte
jan. - valor xxx - adiantamento p/ conta fornecimento cana
fev. - valor xxx - adiantamento p/ conta fornecimento cana
..e assim até dez.

eles disseram que desta forma eu não pagaria IR sobre tais recebimentos.

minha duvida, em que campo devo lançar essas informações no programa da receita?
lanço mês a mês?
ou lanço, como se trata de adiantamento, no campo - Apuração do resultado não tributável, abaixo - Adiantamento recebidos em 2015 por conta de venda para entrega futura??? neste ultimo caso realmente eu não pagaria nada neste ajuste. O que vc me orienta?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sábado | 26 março 2016 | 17:28

Valdinei, agora ficou claro sua explicação.

ou lanço, como se trata de adiantamento, no campo - Apuração do resultado não tributável, abaixo - Adiantamento recebidos em 2015 por conta de venda para entrega futura???

Lançará exatamente dessa forma no ano base 2015, onde não havendo aí, quaisquer tributações.

Só observe que:
1 - Esse recebimento deve ter sido utilizado para produção dessa cana de açucar, o que quer dizer que (se fosse só essa a sua produção agrícola), teria prejuízos a compensar na atividade rural no exercício seguinte (irá compensar com as notas emitidas- receitas).

2 - Quando for a época, conciliar as notas emitidas em 2016 com a antecipação recebida em 2015 e ofereça essas receitas à tributação da ativ rural.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.