x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.578

Como declarar IR de Líderes religiosos

WILLAMS JOSE DA SILVA

Willams Jose da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 09:19

Bom dia amigos, como declarar o IR, de Líderes Religiosos (pastores)? Eis o motivo da dúvida:
Um pastor, recebe 3 salários mínimos pela igreja, mas a igreja, não tem contador, e também não informou a DIRF. Como faço para declarar o IR do pastor? Posso fazer a declaração informando o salário que ele disse que recebe da igreja, mesmo que a mesma não tem contador e não declarou a DIRF? Outra questão ele, o pastor, não preenche o livro caixa, resumindo, qual a orientação que eu devo dar e como faço para declarar o IR dele, sem que ele tenha problemas futuros?
Desde já agradeço e aguardo resposta.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 13:25

Boa tarde Wiliams

Antes de tudo você deve regularizar a contabilidade da igreja. Ela está obrigada a manutenção da contabilidade regular, DCTF, ECF, Rais Negativa, etc.

Você precisará da contabilidade para transmitir a ECF (obrigatória desde 01/01/2015).

Depois de regularizar esta parte, que é importantíssima, regularize a DIRPF do pastor.

Não faça nada que fuja a esta ordem, pois é melhor pagar R$ 165,74 de multa pelo atraso na transmissão da DIRPF do que a multa pela não transmissão da ECF.

...




WILLAMS JOSE DA SILVA

Willams Jose da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 23:37

Boa noite Saulo Heusi, entendi, mas conforme exposto acima, ele só me procurou pra fazer o IRPF, e não falou se tinha interesse que a igreja em si tivesse um contador, para regularizar a situação entendeu? Neste caso qual seria a orientação, refiro-me a questão sobre o IRPF? Vejo dois problemas pra ser analisados: não houve DIRF, para que eu tivesse o informe de rendimentos dele, e o mesmo nunca preencheu o livro caixa no carnê-leão. Qual a solucão?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.