x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 435

Duvidas referentes aos Lançamentos de Indenização Trabalhist

VALDIR LIMA

Valdir Lima

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 22:24

Olá amigos, tudo bem, me ajudem se possível, por favor.

Estou preparando uma Declaração do Imposto de Renda 2016 e estou com uma dúvida.

Em 06 de Agosto de 2015 uma pessoa recebeu por determinação de um Alvará da 37ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro em um Processo Judicial uma Indenização Trabalhista no valor de R$ 65.689,23 paga pela Caixa Econômica Federal.

Houve também uma determinação dessa Vara do Trabalho para o recolhimento em Agosto de 2015 da Guia da Previdência Social - GPS no valor de R$ 32.597,91.

Esse Processo Judicial foi julgado contra uma das maiores redes de farmácias do Rio de Janeiro.

Da mesma forma esta pessoa também recebeu por determinação de outro Alvará e Depósito Recursal – Conta Vinculada ao FGTS, da mesma Vara do Trabalho, também na Caixa Econômica Federal a importância total de R$ 22.504,61.

O advogado do Processo Trabalhista cobrou mediante contrato a taxa de 30% a título de Honorários Advocatícios.

Essas são as minhas dúvidas, com observações abaixo dos meus conhecimentos:
1) Eu sei aonde registrar o valor pago do FGTS,
2) Também sei onde registrar os valores dos Honorários Advocatícios,

As minhas dúvidas são:
Eu lanço na Declaração do Imposto de Renda 2016 o valor do FGTS o valor correspondente a:
100% do valor pago do FGTS -------------------------R$ 22.504,61
ou, eu lanço 70% do valor do FGTS------------------R$ 15.753,22

que já estão deduzidas o valor correspondente ao percentual de 30% dos Honorários do Advogado que corresponde ao valor de R$ 6.751,38.

3) O valor da Indenização Trabalhista foi paga em 06 de Agosto de 2015 pelo total de R$ 65.689,23, eu devo registrar pelo valor total correspondente a:
100% do valor da Indenização Trabalhista pelo valor---------------R$ 65.689,23
ou, devo lançar 70% deste valor da Indenização Trabalhista------R$ 45.982,46,

que já que estão deduzidas o valor correspondente ao percentual de 30% dos Honorários do Advogado que corresponde
ao valor de R$ 19.706,77.

4) E em referencia a esta Guia de Recolhimento da Previdência - GPS eu devo efetuar algum lançamento.

5) Em quais dos campos da Declaração do Imposto de Renda 2016, devo registrar este recebimento da Indenização Trabalhista, estou também em dúvidas.

Olhem o quanto eu ficarei grato a toda Equipe de Contabilistas em me ajudar, pois no momento estou passando por dificuldades físicas, praticando fisioterapia, andando de muletas, após uma cirurgia de fêmur direito estando com seis parafusos de Titânio no fêmur direito. Gente ficaria muito grato, obrigadão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.