x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.561

Distribuição de Lucros - p/ um sócio só

Thaís Oliveira

Thaís Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 10:45

Bom dia,

Uma empresa optante do simples nacional, com um quadro societário dividido por duas pessoas e cada pessoa possui 50% em cima do capital social da empresa.
Já é feita a distribuição de lucros de acordo com a LEI 11.638/2007 e é distribuído para cada sócio o valor referente as porcentagens de cada um em cima do capital social.
A minha duvida é a seguinte, eu posso estar distribuindo todo o lucro somente para um sócio? Mesmo ele participando somente de 50% do capital social da empresa?

Att
Thais.

Alexandre Alberto

Alexandre Alberto

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 11:17

Thais, bom dia

A divisão dos lucros sempre deve ser feita de forma proporcional à distribuição das cotas do capital social entre os sócios conforme estatuto ainda que um destes sócios trabalhem ou não na empresa. Logo neste caso seria correto realizar a alteração da participação dos sócios no estatuto social.

Abs,

Alexandre Alberto
Contador
Contflex Assessoria Contábil
https://www.contflex.com.br
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 17:29

Boa tarde Thaís,

A orientação dada pelo Alexandre está corretíssima, entretanto para evitar-se nova alteração contratual a cada vez que um dos sócios resolve abrir mão da distribuição de lucros que lhe couber, será bastante haver a anuência deste em favor do outro, por escrito e com firma reconhecida em cartório.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.