x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 639

Envio de dinheiro do exterior ao Brasil

Cristina Gonzalez Fernandes

Cristina Gonzalez Fernandes

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 19:31

Boa noite,

Meu caso é seguinte: meu pai era português, residente no Brasil e faleceu em 2004 deixando uma conta conjunta com minha mãe em Portugal (dinheiro que ele juntou por anos lá). Minha mãe conseguiu não incluir a conta no inventário português, passando a conta para o nome do meu irmão e para o meu. Sendo assim, a conta no banco em Portugal está no nome da minha mãe, do meu irmão e no meu.

Como nossos planos de morar lá em Portugal não foram concretizados, bem como eu e meu irmão estamos pagando juros altíssimos no financiamento dos nossos apartamentos tomamos a decisão de trazer o dinheiro para o Brasil para amortizar o valor dos débitos.

Procuramos um banco que nos informou que temos que pagar o valor de 250 dólares pela operação e 0,97% de IOF. Até aí tudo bem.

A minha grande dúvida é com relação a Receita Federal. Nós nunca declaramos essa conta, pois na verdade nunca fomos orientados nesse sentido.

Como seria feito isso? Qual o valor que incidiria? Incidiria imposto de renda? E talvez a pergunta mais importante: eu estaria fazendo algo errado para a Receita Federal?

Gostaria de fazer tudo certinho, mas estou sem saber como.

Ah, o valor seria de 100 dólares.


Desde já muito obrigada,

Douglas  Falcão

Douglas Falcão

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 19:37

Eu moro nos Estados Unidos e vou tenho coisas no Brasil, nao exige que nenhuma conta estrangeira seja relacionada no imposto de Renda somente quando vc efetua uma operacao de trazer o dinheiro. O meu conselho pra vc e fazer como eu faco. Quando quero enviar dinheiro pro Brasil eu procure alguem que esteja querendo vir pros estados Unidos e dou o dinheiro pra ela aqui e ela poe na minha conta la ou eu mesmo levo o dinheiro ate 10.000 reais nao precisam ser declarados e vc pode colocar em uma conta poupanca no Brasil.

Isso nao e' illegal, por que transferir dinheiro simplismente e' um absurdo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.