x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 761

Declaração IR de salario clt+recebimentos de pró-labore

Aline Tatiane Couto

Aline Tatiane Couto

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Tributário
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 22:24

Olá, Estou com a seguinte duvida: Um cliente tem ganhos de trabalhador com carteira assinada e também de pro labore, pois possui uma empresa (simples nacional) , só que nunca foi feita a declaração com estes dois rendimentos somente com o IRRF do trabalho clt e não possui dependentes declarados. Ao começar a fazer a declaração deste ano fiz a declaração com estes 2 ganhos, oque gerou imposto a pagar. Informado ao cliente o mesmo disse-me que seu antigo contador nunca tinha declarado as 2 rendas e nunca tinha pago imposto. Oque faço continuo como estava sendo ou faço como estou fazendo?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 31 março 2016 | 07:31

Bom dia Aline,

Você tornou-se a responsável pela DIRPF deste cliente.

O correto é informar o dois rendimentos (os decorrentes do emprego e o da empresa que possui) até porque tanto a empresa em que ele trabalha quanto a que é sócio irão informar à Receita Federal os referidos rendimentos.

Considerando isto você tem duas alternativas:

1 - Elabora a DIRPF corretamente com os dos rendimentos, ou
2 - Devolve a DIRPF para o cliente aconselhando-o a continuar elaborando-a com o antigo contador, (se é que se pode dizer que realmente é contador).

Em hipótese alguma informe apenas um rendimentos, pois é a única maneira de evitar aborrecimentos futuros.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.