x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 779

Impostos retidos na fonte e impostos apurados no trimeste

CLOVIS

Clovis

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Domingo | 3 abril 2016 | 18:23

Boa Noite Pessoal! a empresa que estou cuidando está prestando serviços para outra PJ e foi retido na fonte 1,5% de IR e 1% de CSLL sobre a NF de Serviços ao mêss Quando eu apurar os impostos no trimestre em regime Lucro Presumido (15% IR e 9% CSLL) da empresa que estou cuidando, como eu faço com os valores retidos na fonte e como declarar na DCTF?

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 8 anos Segunda-Feira | 4 abril 2016 | 09:41

Bom dia Clovis,

Primeiramente, seja bem vindo ao Fórum Contábeis!

O IRRF e a CSLL retidos na fonte, pode/deve ser compensado com o IRPJ/CSLL apurados sobre suas próprias receitas.

Exemplo:

IRPJ apurado no trimestre = R$ 100,00;
IRRF no trimestre = R$ 15,00

Líquido a pagar = R$ 85,00 ==> Valor a ser informado na DCTF, ou seja, o líquido a pagar.

O IRRF e CSLL retidos na fonte devem ser lançados na ECF - Escrituração Contábil Fiscal

Obs.: Não esquecer de lançar as retenções de PIS/COFINS na EFD-Contribuições.



"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
CLOVIS

Clovis

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 4 abril 2016 | 22:03

Muito Obrigado pelos esclarecimentos Mário Gilberto!

Estou começando a atuar agora e cuidando dessa empresa que é EIRELI e estou buscando toda a ajuda possível para não deixar de cumprir nenhumas das obrigações acessórias.

Abs

Clovis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.