x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 695

Preciso declarar algum dinheiro do MEI na minha DIRPF?

Aline Vitoria

Aline Vitoria

Bronze DIVISÃO 4, Desenhista
há 8 anos Segunda-Feira | 4 abril 2016 | 09:42

Olá,
recebia ano passado como pessoa física e pagava impostos através do Carnê Leão.
Como os impostos estavam ficando muito altos, em outubro me formalizei como MEI.

A partir de outubro, preciso declarar algum dinheiro referente ao MEI na minha declaração de pessoa física?
MEI recebe Pro-labore? Sendo só eu a pessoa responsável pelo MEI, devo declarar todos os ganhos do MEI na minha declaração de pessoa física ou só na de pessoa jurídica? Como funciona?

Muito obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 4 abril 2016 | 13:37

Boa tarde Aline

Promova ´pesquisa no banco de dados do Fórum acerca do MEI e da obrigatoriedade de entrega da DIRPF.

EStou certo de que obterá as respostas que procura, pois muito já se comentou a este respeito.

Ainda assim se persistirem dúvidas, torne a entrar em contato.

...

Aline Vitoria

Aline Vitoria

Bronze DIVISÃO 4, Desenhista
há 8 anos Segunda-Feira | 4 abril 2016 | 15:01

Oi, Saulo.
Procurei e li vários tópicos sobre o assunto, entendi mais ou menos como fazer.
Mas me restam algumas dúvidas pro meu caso específico:

1. Eu não retirei dinheiro nenhum que recebi na minha conta bancária do MEI ano passado, nesse caso, não devo declarar nenhum valor recebido dela?
Ou devo declarar o Pro-Labore de qualquer maneira?

2. Supondo que eu utilize todo o valor recebido pelo MEI (cerca de R$ 4.500 por mês), nesse caso, teria que declarar todo esse valor (cerca de R$ 55.000 por ano) na DIRPF?

3. Qual a vantagem de se formalizar como MEI se eu tenho que declarar todo esse dinheiro como PF no final das contas? Achei que como MEI, eu iria pagar apenas o DAS mensal, sendo assim, não é melhor voltar a receber como PF e pagar imposto pelo Carnê Leão?

PS: Trabalho com uma revista online (serviço) e praticamente tudo o que eu ganho é "lucro", tenho poucas despesas com o trabalho e não tenho empregados.

Muito obrigada :)

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 4 abril 2016 | 16:19

Olá Aline Vitoria,

Há vantagem sim no MEI, o lucro para ser distribuído pelo sócio, no caso você, é com base o Lucro Presumido, 32% do faturamento, descontado o imposto de renda já pago mensalmente.


O restante destina-se como rendimentos das pessoa física, onde é tributado pelo IRPF.

segue para leitura:
https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/99841/distribuicao-de-lucro-mei/
economia.estadao.com.br

Aline Vitoria

Aline Vitoria

Bronze DIVISÃO 4, Desenhista
há 8 anos Segunda-Feira | 4 abril 2016 | 22:03

Obrigada, Adailson.
Você pode dar uma olhadinha nas minhas outras dúvidas ali em cima? Será que você pode me ajudar com mais alguma? :)

Você pode me explicar como ficam meus cálculos tendo ganhado como MEI apenas 6.242,93 em 2015 (foram apenas 2 meses como MEI: novembro e dezembro, o resto foi no Carnê leão) .

E como ficaria esse ano, se eu ganhar R$ 54.000 em 2016, como declaro esse valor ano que vem?

Eu também trabalho de carteira assinada e ganho R$ 2000 por mês.

Muito obrigada, gente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.