x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 1.171

Dependentes do IR na folha de pagamentos da empresa X Declar

Gilmar de Souza Costa

Gilmar de Souza Costa

Iniciante DIVISÃO 1, Bancário(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 4 abril 2016 | 16:35

Olá a todos!

Estou com uma dúvida com relação a minha declaração do IRPF 2016, segue:
Na empresa onde trabalho tenho duas dependentes do IR cadastradas, minha esposa e minha enteada.
Gostaria de saber se:
A) Devido elas duas estarem cadastradas na folha de pagamento como dependente do IR, sou obrigado a colocá-las como dependente na Declaração de Ajuste Anual 2016?
B) Simulando a declaração deste ano, ficou mais vantajoso fazer minha declaração SEM as dependentes, devido os rendimentos destas. Neste caso, preciso retirá-las da condição de dependentes do IR em minha empresa? Ou não há problemas de possui dependentes do IR na empresa em que trabalho e não colocá-las na declaração de ajuste anual?
C) O fato de possuir ou não dependentes do IR no cadastro da empresa está vinculado à possuir ou não dependentes do IR na declaração de ajuste anual? As duas situações devem ser iguais? ou pode haver esta diferença (dependentes na empresa e sem dependentes do IRPF 2016) haverá alguma problema na declaração, como malha fina? O cálculo do imposto a pagar ou restituir seja ajustado devido esta diferença?

É isso, desde já agradeço a atenção e ajuda!

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.