x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 6.007

Retificação de DCTF com saldo negativo de IRPJ

Raíssa Vieira Matos

Raíssa Vieira Matos

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 16:01

Boa tarde!
Estou com o caso de uma empresa que fez um pagamento de IRPJ do 2° trimestre de 2014. Posteriormente, fizemos uma nova apuração e vimos que o IRPJ desse trimestre deveria ter sido fechado com saldo negativo. Isso gerou um crédito do saldo negativo e ainda um pagamento a maior. Quando vou retificar a DCTF para fazer o PERD/COMP, devo informar o darf pago a maior porém, no valor do débito, como posso informá-lo se ele está negativo?

E no caso do PERD/COMP preciso fazer dois e informar em um deles o valor pago a maior e em outro o crédito do saldo negativo?

Obrigada!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 19:12

Boa noite Raíssa,

Se a entendi bem (se não corrija-me) na apuração do IRPJ do referido trimestre, o saldo ficou negativo face a retenções havidas na fonte, e a despeito disto você pagou o IRPJ como se devido fosse, correto?

Neste caso o saldo negativo deverá assim ficar até o próximo trimestre quando você o compensará com o devido sobre suas receitas normais. Vale dizer que para este caso não se utiliza o PerDComp, pois não se trata de imposto pago a maior ou indevidamente.

Já para o valor pago a maior deverá sim ser elaborado o PerDComp com vistas a pleitear a compensação ou a restituição. Por oportuno cabe lembrar que na DCTF em questão não pode haver débito "negativo". Informe valor zero para o débito e em seguida o pagamento via DARF além do número do PerDComp.

...

Raíssa Vieira Matos

Raíssa Vieira Matos

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 6 abril 2016 | 09:04

Bom dia Saulo.
A primeira apuração foi feita de uma forma e a empresa pagou o valor, e depois, fazendo uma nova apuração percebemos que o valor pago foi a maior, e além disso o IRPJ ficou em negativo. Mas na hora que retifico a DCTF de 2014, não consigo deixar o valor zerado, o programa entende como erro e não me deixa gravar. E mesmo esse saldo negativo sendo de 2014, posso usá-lo agora em 2016?

Obrigada pela ajuda!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.