x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 2.334

Trabalho Remoto para o Exterior

Ricardo Hori

Ricardo Hori

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Programador
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 13:59

Boa tarde,

Na próxima semana devo iniciar trabalho remoto para uma empresa no exterior (Austrália) e tenho procurado me informar quais são minhas obrigações aqui no Brasil e como poderia fazer a cobrança dos serviços prestados.

Minhas principais dúvidas são:

1- Pelo que li, serviços prestados ao exterior não tem incidência de ISSQN. Isso está correto? Se sim, ainda precisaria me registrar como profissional autônomo?

2- Preciso pagar o imposto de renda mensalmente? Ou posso deixar para fazer no inicio do ano que vem?

3- A empresa me disse que geralmente o prestador de serviço envia uma fatura para eles pagarem. Como posso gerar uma fatura para o exterior? O valor pode ser em dolares?

(Edição) Vou trabalhar como programador.

Agradeço muito qualquer ajuda!

Anderson Grudtner Martins

Anderson Grudtner Martins

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Programador
há 8 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 02:16

Olá Ricardo,

Trabalho remotamente para uma empresa dos EUA há mais de 2 anos e trabalhei anteriormente para uma empresa da Austrália por quase 1 ano.
Já experimentei fazer de 2 formas: inicialmente paguei somente no final do ano, mas tem cobrança de multa. Não compensa.
Pelo que meu contador me passou, a melhor forma é por Carnê Leão, mensalmente. Faço assim desde o ano passado e este ano terei restituição, ao invés de multas.

No meu caso, não emito faturas pois consegui abrir uma conta corrente nos EUA onde me depositam e faço remessa para minha conta aqui no Brasil.

Seria interessante ouvir alguma confirmação mais alguém por aqui, mas acredito que a melhor forma é pagamento mensal.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.