x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 90.422

Restaurante, em qual ativ. econômica se enquadra?

Ewelyn Camila Warick de Figueiredo

Ewelyn Camila Warick de Figueiredo

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 20 março 2009 | 17:35

Boa tarde.
Tenho um cliente novo, um Retaurante Sushi/Bar. Preciso calcular o DAS, porém não sei aonde enquadro ele no site do Simples, lá aonde escolhe qual atividade. Ví que ele é do Anexo I baseado no CNAE: 56.11-2/01. Lá tem revenda de mercadorias, que não é o caso, venda de mercadoria que também não é, locação, na parte de prestação de serviços só tem a partir do anexo III. Por favor, se possível me explique aonde eu devo marcar, em qual atividade econômica ele se enquadra.
Muito obrigada,
Ewelyn

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 23 março 2009 | 10:12

Ewelyn Camila,

Se você acessar o Manual do GDAS verá que o usuário deverá marcar a caixa de texto referente a todas as atividades econômicas com receita daquele estabelecimento. Em seguida, deverá clicar em "Continuar", quando então será solicitada a receita da atividade marcada, podendo ser quaisquer das seguintes:

Revenda de mercadorias
Revenda de mercadorias exceto para o exterior
Venda de mercadorias industrializadas pelo contribuinte exceto para o exterior
Venda de mercadorias industrializadas para o exterior
Locação de bens móveis
Prestação de Serviços


Como o Anexo 1 destina-se a comércio, você deverá clicar na opção "Revenda de mercadorias" e depois informar ser teve vendas com ou sem ST (ou ambas) e mardar calcular o valor devido.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Jalline Cunha de Mello

Jalline Cunha de Mello

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 17:12

Boa tarde! Wilson me surgiu uma duvida quanto a atividade CNAE 56.11-2-01. O meu cliente esta no SN e emite nf mod 1. Pelo cnae nao descrever a atividade como comercio varejista ou ate mesmo atacadista. Esta correto eles venderem para Pessoas Juridicas?

Att,

Jalline Cunha
[email protected] 
(21) 98346-6722
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 17:45

Jalline Cunha de Mello,

Boa tarde!


O CNAE 5611-2/01 é de Restaurantes ou Similares. Ou seja, deve ser utilizado pela empresas que exerçam "atividades de vender e servir comida preparada, com ou sem bebidas alcoólicas ao público em geral, com serviço completo; Esta subclasse compreende também: -os restaurantes self-service ou de comida a quilo; -as atividades de restaurante e bares em embarcações explorados por terceiros".

Se a empresa vender comida, não há problema algum, independente se o cliente é Pessoa Física ou Jurídica. Veja que na descrição da atividade, ela pode até vender bebidas.

O que não pode é a atividade de comercialização de mercadorias em geral, como por exemplo, sabonete, produtos de limpeza, etc.
Existem restaurantes que oferecem estes produtos também. Neste caso, a empresa deverá acrescentar, como atividade secundária, o objeto social de mercearia e/ou mini mercado.


Persistindo as dúvidas, volte a postar.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 16 fevereiro 2013 | 09:57

Ariovaldo, não sei se resolveu sua pergunta, pela data 10/2012, mas não seria transformar Ltda em Eireli? Até pq se restou apenas um sócio, acho que esta seria a transformação ideal. Qq coisa, se ainda não resolveu, podemos trocar essas informações.

Skype termy.ferreira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.