x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.737

Locação Equipamentos Informática e Telecom podem ser abatido

Bruno Bortolazzo

Bruno Bortolazzo

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 8 anos Terça-Feira | 12 abril 2016 | 09:52

Bom dia a todos.

Recentemente comecei a trabalhar com a prestação de serviços mensais para empresas de médio porte, onde algumas são de lucro real e outras de presumido.

Algumas empresas preferem o contrato de prestação de serviços de TI já com equipamentos inclusos, ou seja, aluguel ou comodato. Li em alguns fóruns que eu posso oferecer este serviço de comodato/aluguel para o cliente destas faixas como diferencial de abatimento do IR. Isto realmente é verdade?

Minha empresa de TI é enquadrada no Simples Nacional e meus clientes Lucro Real ou Presumido.

Desde já grato.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 12 abril 2016 | 17:43

Boa tarde Bruno,

"Abatimento do imposto de Renda" é pura força de expressão, até porque se tem a impressão de que você pode diminuir estas despesas diretamente do imposto de renda a ser pago, não é bem assim. Eu explico.

Seus serviços e os alugueis cobrados na verdade são despesas da empresa contratante. Nas do Lucro Presumido ter mais ou menos despesas não faz diferença alguma no que diz respeito a tributação, pois esta se dá sobre as receitas.

Entretanto nas empresas do Lucro Real tais despesas são dedutíveis. Vale dizer que não são abatidas do imposto de renda, mas contribuem para que ele seja em valor menor. Isto porque nestas empresas o imposto de renda incide sobre o lucro e não sobre as receitas. O lucro é determinado pela diferença positiva entre as receitas e as despesas, ou seja mais despesas menos lucro, menos lucro menos imposto. Entendeu a "diferença" entre abatimento do imposto e a diminuição deste?

...

Bruno Bortolazzo

Bruno Bortolazzo

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 8 anos Terça-Feira | 12 abril 2016 | 18:32

Olá Saulo,

Obrigado pelo esclarecimento, entendi sim a diferença. Então acredito que a grande vantagem para as empresas que podem deduzir com a locação/comodato , é não precisar fazer um alto investimento com a aquisição destes produtos e sofrer com a depreciação dos mesmos. Com o aluguel ele pode deixar de investir altos valores de tempos em tempos e diluir isto mensalmente.

muito obrigado!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 12 abril 2016 | 21:08

Boa noite Bruno,

Exatamente!

Esta deve ser a propaganda foco de suas vendas. Isto porque a redução de investimentos em bens depreciáveis (nos dias de hoje) é muito importante. Este argumento é o "carro-chefe" do leasing mercantil: Alugar é mais barato do que comprar!

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.