x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 376

Impostos sob venda de imóvel de uma industria

Samuel Arna

Samuel Arna

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 13:13

Boa tarde,

Tenho uma dúvida, caso eu tenha uma industria no lucro presumido onde a presunção é de 8% sem atividade adicional imobiliária, como ficaria os impostos a pagar se eu vendesse um imóvel de um valor x (ex. 2.000.000,00)?

Outra dúvida, seria possível adicionar uma atividade secundária, atividade imobiliária, em uma empresa onde a atividade principal é industria?

Sendo o imóvel um bem da empresa.


Muito Obrigado, fico no aguardo.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 14:26

Boa tarde Samuel

Se o imóvel em questão consta do imobilizado da empresa, o ganho de capital é a diferença positiva entre o custo do imóvel já diminuído (se houver) da depreciação acumulada até a data da venda e o valor desta. O custo deste ganho é de 24% ainda em 2016 representado por 15% de IRPJ e 9% de CSLL.

Se a intenção é alterar o contrato social para inclusão de atividades imobiliárias com vistas a transferir o imóvel em questão do imobilizado para os estoques na pretensão de diminuir consideravelmente os impostos incidentes sobre a transação em pauta, posso assegurar-lhe que é possível mas não aconselhável. Isto porque o fisco verá nisto clara evasão fiscal ou invés da pretendida elisão.

A menos (é claro) que a empresa dê continuidade a exploração desta nova atividade e prove não ser ela a única existente.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.