x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 449

Melhor regime para um restaurante que fatura 10 milhões mes

dario sergio

Dario Sergio

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 22:24

Existem vantagens por segmento , tipo restaurante, no regime de tributação : presumido ou real ? ele fatura 10 milhões ano. O presumido é pelo faturamento e o real pelo lucro rea, mas como o ramo é alimento onde a margem é maior, gostaria de uma orientação de um dos amigos.

Obrigado

Dario

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 18:40

Dario

No caso do lucro real, você irá partir do lucro do exercício, adicionará as despesas indedutíveis e excluirá as receitas permitidas em legislação. Sobre o resultado obtido incidirão 15% de IRPJ e 9% de CSLL.

No lucro presumido, a base de cálculo será 8% do faturamento (12% para o cálculo da CSLL) mais as receitas não operacionais. Sobre esta base, incidirão as mesmas alíquotas do lucro real para IRPJ e CSLL.

No caso de PIS e Cofins, o lucro presumido tem alíquotas reduzidas (0,65% de PIS e 3% de Cofins, contra 1,65% e 7,6% respectivamente no lucro real) porém em contrapartida não pode se creditar dos insumos gastos na produção, o que é permitido no lucro real de forma proporcional para insumos especificados em legislação.

Dito isto, falando-se exclusivamente de tributação, a margem maior se dará onde se calcular menos tributo.

Quaisquer informações além destas estão fora do alcance deste fórum, visto que não conhecemos todas as variáveis do seu negócio, sendo o seu departamento de contabilidade o mais capacitado para fornecê-las a administração.


Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.