x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 991

Como declarar imóvel recebido em herança e compra de terreno

Ronaldo dos Santos

Ronaldo dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 10:01

Bom Dia a todos!!!

Estou fazendo minha primeira declaração IRPF e estou com a seguinte dúvida: Recebi em herança parte de uma propriedade rural e vendi logo em seguida, após isso adquiri um terreno na cidade com o dinheiro da venda da terra e construí uma casa neste terreno, tudo isso em 2015. a questão é: declaro a venda da terra na ficha bens e direitos, ao mesmo tempo que declaro a compra do terreno com a construção, e se essa construção deve ser declarada em separada ou junto a declaração do terreno?


Desde já agradeço a atenção e o tempo tirado para responder a essa dúvida!!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 13:46

Boa tarde Ronaldo,

- Herança - Informe em "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" e também em "Bens e Direitos"

- Venda do imóvel rural - Informe na programa Ganho de Capital, pague o imposto se houver e informe também em "Bens e Direitos"

- Aquisição do Terreno - Informe em "Bens e Direitos"

- Construção da Casa - Informe em Bens e Direitos. Entretanto deve guardar todos os comprovantes (NFs Guia de Recolhimento INSS, Contratos com construtores, etc.) para apresentá-los se convidado a isto pela receita Federal. Uma vez terminada a construção a casa deve ser averbada ao terreno no Cartório de Registro de Imóveis.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.