Doralice Silva
Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)Como declarar a renda de um taxista no IRPF 2016, já que agora tem que colocar CPF, como vai conseguir tanto CPF?
respostas 4
acessos 6.560
Doralice Silva
Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)Como declarar a renda de um taxista no IRPF 2016, já que agora tem que colocar CPF, como vai conseguir tanto CPF?
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a) Não é obrigatório informar o CPF dos "passageiros", deixe em branco.
É obrigatório informar o NIT/PIS do taxista.
O rendimento tributável do taxista corresponde a 60% do valor recebido, os outros 40% são rendimentos isentos (mas não podem justificar acréscimo patrimonial).
Gisa Mantovani
Bronze DIVISÃO 4, Contador(a) IRPF taxista autônomo
Tenho um cliente taxista que não emite recibos das corridas para pessoa física e esta comprovando seus ganhos pelo extrato da conta corrente.
Estou preenchendo o carne leão dele de 2015 pois ele não efetuou os pagamentos durante o ano (estou calculando juros e multa sobre o imposto). Minhas duvidas são:
1) No carne leão ano calendário 2015 eu devo lançar as Receitas no campo titulo do pagamento já deduzindo os 40% não tributáveis a que ele tem direito ou devo lançar receita total neste campo e informar os rendimentos isentos em outro campo ? Se for a segunda opção em que campo efetuar estes lançamentos no carne leão?
2) Na declaração IRPF 2015/2016 sobre a base de calculo tributável (60%) posso abater ainda as despesas dele com o veículo (gasolina, manutenção, consertos, etc) escriturando o livro caixa? Se sim, onde informo estas despesas do veículos na declaração?
3) Na declaração IRPF 2015/2016 do taxista posso abater também outras despesas tais como médicos, dentista, educação (despesas dedutíveis) ou pelo fato dele ter direito a esta dedução de 40% não pode mais efetuar o desconto destas despesas?
Desde já agradeço.
Att
Gisa Mantovani
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a) 1) Na coluna "Outros", lance os 60%. Os rendimentos isentos (40%) são lançados na DIRPF.
Verifique a variação patrimonial, pois os rendimentos isentos não podem ser usados para aumento de patrimônio.
2) Não pode utilizar o livro-caixa para rendimentos de transporte, já que ele deduz os 40%.
3) Pode abater despesas médicas/instrução.
Taís da Silva
Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade Bom dia,amigos.
Eu tenho a seguinte situação: um cliente taxista não preencheu o carne-leão e me informou pelos extratos que teve o rendimento de R$ 60.000,00 no ano como eu vou fazer o lançamento desses rendimentos?
Vi que tem a opção de rendimentos isentos tem o campo de rendimento bruto,até o máximo de 40%,da prestação de serviços decorrentes do transporte de passageiros só que eu não entendi muito bem.
Att.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.