x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 2.693

irpf pago antecipado - como declarar

wauber roberto

Wauber Roberto

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 26 abril 2016 | 10:55

Bom dia a todos!

No ano passado, peguei um trabalho de consultoria, porém esse rendimento foi pago por fora e nao vou declarar no meu IRPF desse ano, porém eu fiz o recolhimento de 3 darf com o código 0588 e no meu cpf, cada darf no valor de 67,60 dando um total de 202,80.

Como eu devo declarar no meu IRPF 2016?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 06:22

Bom dia Wauber,

Se você recolheu no amo passado (2015) deve informá-lo agora em 2016. Informe também os rendimento do trabalho não assalariado que provocaram tais recolhimentos do imposto.

...

wauber roberto

Wauber Roberto

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 09:39

Bom dia Saulo Heusi!

Na verdade, esse trabalho que fiz nao vou declarar, e esse recolhimento que fiz, fiz por minha conta, ná época eu resolvi pagar antecipado esse IR pro caso do meu IR desse ano ficar muito caro, entao eu apenas paguei, fiz a guia manual, vinculada ao meu cpf, e esse valor na verdade nao esta vinculado a um serviço, mas esta vinculado a uma fantasia da minha cabeça de achar que isso eu iria simplesmente abater na declaração desse ano. Essas guias foram pagas em abri, maio e junho de 2015.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 28 abril 2016 | 06:28

Bom dia Wauber,

Neste caso você deveria ter pago com o código 0246 - Imposto de Renda Complementar, o chamado Mensalão. O imposto pago com o código utilizado por você deve estar vinculado a algum rendimento.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 28 abril 2016 | 13:23

Boa tarde Wauber

Como lhe disse o imposto pago com este código está vinculado a rendimentos tributáveis. Elaborar o REDARF ou não, é decisão sua.

Veja por outro lado, se não declarou os rendimentos em questão, o fato de não providenciar o REDARF não lhe trará "prejuízos".

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.