x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 87.249

Declaração de compra de pessoa fisica

BRUNA NASCIMENTO

Bruna Nascimento

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 16 anos Quinta-Feira | 2 abril 2009 | 14:07

Boa tarde a todos
Estou com a seguinte duvida e gostaria que alguma colega me ajudasse.
Tenho um cliente que compra celulares usados de pessoa fisica para revender em sua loja.
Quando encerra o mês ele emite uma unica nota fiscal de entrada com o valor total das compras efetuadas no mês.

Mas a policia foi ate a loja dele,e disse que por não ter nota de entrada,deveria ter uma declaração pra que ele possa emitir a nota em ate 30 dias.

Minha duvida é,onde encontro esse tipo de declaração?alguem ja teve situação semelhante e possa me orientar,já procurei na net,mas não achei nada que se aproximasse da declaração que meu cliente precisa.

Dede já agradeço

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 2 abril 2009 | 18:19

Boa tarde Bruna,

Não existe um "modelo" para a referida declaração. O que a polícia quer é que a empresa possa comprovar que não está comprando celulares roubados. Daí uma declaração da pessoa fisica vendedora, fará prova que de fato o celular foi comprado.

Nestes termos a referida declaração poderia ser mais ou menos assim;

Declaração
Declaro para os devidos fins e a quem interessar possa que recebi da empresa...... inscrita no CNPJ N......... com sede a ............. nesta cidade e estado, neste ato representada por seu gerente SR............... portador da Cedula de Identidade...... inscrito no CPF sob N..........., a importância de R$........ (............) referente a venda de meu celular marca......... tipo.......

Por ser verdade, firmo a presente em duas vias de igual teor e forma.

.............., ... de ............... de 200...

Assinatura do vendedor

Se seu cliente costuma fazer este tipo de transação com frequencia, pode mandar imprimir a declaração em pauta, que será preenchida no ato da compra, e acobertará a Nota Fiscal de Entrada.

...

Editado por Saulo Heusi em 9 de abril de 2009 às 07:03:54

ANNE MONIKA HEIDRICH DUARTE

Anne Monika Heidrich Duarte

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 01:08

Boa noite Saulo!
E pode ser o mesmo tipo de declaracao se a pessoa deixar em consignacao, claro nao expressando a importancia recebida, mas sim o valor que gostaria de receber?,e se o dono da loja vender por um valor superior que o desejado!, seria bom neste caso a empresa fazer uma nota de compra do celular pelo valor pedido e depois emitir uma nota de venda, pois o que compra sempre pede uns 3 meses de garantia.
assim tambem vejo nos negocios de revenda de carros, fazem essa declaracao, mas ja' passam o carro direto para quem compra, e a comissao fica por fora!
Mas referente aos celulares, pode ser feito deste modo?
abracos.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 07:12

Bom dia Anne,

A declaração deve atender as exigências da transação, logo, devemos adequá-la a casos de venda com e sem garantia, em consignação, etc.

Isto porque toda negociação acontecida entre duas ou mais pessoas, se acobertada pela celebração de acordos assinados pelos envolvidos, têm validade legal.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade