x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 10.872

Retirar dependente na Retificação da Declaração

Diego Godoi

Diego Godoi

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 20:15

Boa Noite,

meu cliente caiu nas pendencias da declaração, sua esposa teve uma renda de 12 mil no ano e não colocamos na declaração ( Possível inconsistência nos rendimentos PJ dependentes ) , eu posso retirar este dependente na retificação ?

Obrigado

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 20 maio 2016 | 14:54

Diego Godoi
Boa tarde!

Primeiramente seja muito bem vindo ao Portal Contábeis!

Na retificação da declaração para este caso, você poderá continuar a dedução do dependente e utilizar as suas despesas, mas para isso deverá informar o rendimento auferido no ano calendário, ou;

Excluir o dependente e todas as demais despesas e informações sobre o indivíduo, lembrando que, ao realizar a retificação não é mais permitir alterar entre os tipos de declaração (Completa ou Simplificada) mantendo o mesmo tipo da declaração original transmitida.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Bianca Gonçalves

Bianca Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 4
há 7 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2016 | 14:36

Diego Godoi, boa tarde.

Eu fiz uma declaração retificadora do ano calendário 2011,, exercício 2012, em 27/3/2016. ainda estava dentro do prazo de 5 anos? Fiz a retificação para excluir meus filhos, que recebiam pensão alimentícia, mas o pai declarava no meu CPF, infelizmente.

Na Declaração originária, tive que pagar R$ 3.600,00, mas excluindo os dependentes, teria que restituir R$ 721,00. Fiz a retificadora em 27/3/2016 e até hoje consta como status em processamento! Demora tanto assim mesmo ou eu estava fora do prazo?

Os R$ 3.600,00 que paguei podem ser restituídos? Com certeza, ao cruzarem os dados, verão que meu ex-marido declarou a pensão em meu nome e não no nome dos beneficiários, o que vai me reter na malha fina. Posso me adiantar e comprovar que os beneficiários da pensão eram os filhos e não eu? Como faço tudo isto? Estou perdida...rs...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.