x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 1.321

Creditos ICMS, Imposto Simples Nacional

Alisson Américo

Alisson Américo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 15:27

Boa tarde amigos
Estou com uma dúvida referente a esse assunto sobre credito de ICMS para empresas optantes pelo Simples Nacional.
Minha duvida é a seguinte, uma empresa do Simples Nacional vende uma mercadoria com CFOP 5102 sem permissao de credito para outra
empresa do Simples Nacional, sendo destacado nas informações complementares que a empresa é do simples e nao gera direito a credito de ICMS e ISS.
-Minha duvida é.. Esse credito de ICMS nao gera imposto para a empresa que esta comprando? ou seja o DAS- SIMPLES na hora do pagamento é indevido para esta nota fiscal pelo fato de nao gerar credito?
- Foi uma compra para comercialização 5102, o credito de ICMS interfere nesse quesito de imposto para pagamento no DAS?

Ficarei grato se alguém conseguir me ajudar.

Alisson Américo

Alisson Américo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 16:35

Olá Adailson
Sim concordo com você, mas a duvida em relação ao recolhimento do imposto referente a esta nota no pagamento do DAS - Simples ocorre norlmamente?

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 08:53

Pessoal, bom dia.

Preciso da ajuda de vocês!

Uma empresa enquadrada no simples nacional, confecção de acessórios para Pet Shop, esta vendendo para uma empresa que solicitou na nota, o crédito de ICMS.

Como faz?



Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 09:07

Maiara,

Você pega o PGDAS, pega o valor do ICMS que está cobrando, com esse valor você divide pelo faturamento mensal, ai você multiplica por 100, e terá o percenual que sua empresa pode conceder de crédito.

Quando for emitir a nota fiscal, colocar CSOSN x101, a porcentagem que crédito de ICMS que você descobriu, nas informações complesmentares colocar:
Documento emitido por ME ou EPP optante pelo simples nacioal não gera direito a crédito fiscal de IPI. Permite o aproveitamento doo crédito do ICMS no valor X correspondente a alíquota de Y nos termos do art. 23 da LC 123/006.

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 13:48

Adailson Silva, então é só colocar esse código 101, e em informações complementares o parágrafo que descreu acima?

O valor do ICMS esta constando no extrato 16,50.
E o valor do Imposto a pagar 81,33

16,50 / 81,33 = 0,20
0,20 x 100 = 20,00

O que vai ser alíquota e o que vai ser valor?

Essa legislação também vale para o Estado do RJ?



Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 14:50

Maiara,

Tem algo errado nesse seu calculo, rs
você deve pegar somente o valor pago de ICMS.

Vá na apuração do ICMS, pegue somente o valor do ICMS e faça esse procedimento.

exemplo:

na apuração do ICMS:

Valor devido por tributo (R$)

IRPJ---CSLL---COFINS---PIS/Pasep-INSS/CPP---ICMS----IPI-=--ISS---Total
0,00---0,00--------0,00------0,00-------365,57----166,16---0,00---0,00--531,73

Nesse caso o VALOR do ICMS é R$ 166,16
E o faturamento no Valor Informado é : 13.293,14


Então:
166,16/13.293,14 = 0,012498

0,012498 x 100 = 1,2498 (1,25% arredondado)

então eu coloco nas informações complementares assim:


Documento emitido por ME ou EPP optante pelo simples nacioal não gera direito a crédito fiscal de IPI. Permite o aproveitamento doo crédito do ICMS no valor R$166,16 correspondente a alíquota de 1,25% nos termos do art. 23 da LC 123/006.

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 15:04

Adailson Silva, agora entendi.

Essa empresa estava inativa.
E o ultimo faturamento foi em dezembro.
Devo pegar a apuração de dezembro entao para fazer esse calculo?



Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 15:16

Maiara,

Sim, pegue a ultima com faturamento.

Existem outras formas de descobrir esse valor, mais creio que a forma que eu expliquei seja a mais fácil para você.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.