x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 21.859

Lucro Presumido e Comp. de Impostos Federais

João Paulo Medeiros

João Paulo Medeiros

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 10 abril 2009 | 16:11

Boa tarde a todos e parabéns ao Portal Contábeis
já li muita coisa interessante aqui.

tenho algumas duvidas e se alguem puder responde-las ficarei muito agradecido

1) Comecei a trabalhar em um novo emprego e para minha surpresa, o meu novo chefe disse que as empresas tributadas pelo Lucro Presumido tem que fazer encerramentos trimestrais. Queria saber se isso é verdade, já que nunca tinha feito isso nos anos que já trabalho na área contábil. Até mesmo porque o encerramento da contabilidade trimestralmente não influenciaria em nd o valor do IRPJ e CSLL com base no Lucro Presumido.



2) Ele também me disse que não poderia fazer a compensação na contabilidade dos impostos federais a recuperar (Pis/Cofins Não Cumulativos) ou retidos na fonte dentro do próprio mês. E sim que só poderia fazer a compensação no dia do pagamento ou vencimento. Darei um exemplo para ficar mais claro: