x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 681

Retificação com restituição de DARF de IRPF

Ana Luiza Dias

Ana Luiza Dias

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar
há 8 anos Domingo | 5 junho 2016 | 21:18

Boa noite,

Venho pedir uma ajuda, pois estou com uma duvida.

Tenho uma cliente que pagou o DARF de IRPF (cod 0211), pelo Itau Bank Line, e com isso na hora de digitar os dados para o devido pagamento a mesma acabou digitando o seu CPF com 3 zeros a esquerda e a Receita Federal não acatou, acredito que por entender que o numero digitado era um CNPJ, e com isso veio cobrando o mesmo DARF posteriormente através de uma notificação de cobrança do qual a mesma acabou pagando sem verificar os DARF cobrados e após o pagamento verificou-se que pagou o DARF em duplicidade.

Sendo que não consigo fazer o PER-DCOMP, pois me informam que o DARF não consta na base de dados da RFB, e gostaria da ajuda dos colegas.

Minha duvida:

Posso pedir a restituição direto, sem fazer o REDARF, caso sim, como devo proceder? Ou terei que pedir o REDARF primeiro para depois da retificação realizar o PER-DCOMP, pedindo a restituição?

Desculpe tanta pergunta, pois essa não é muito a minha área.

Obrigado pela atenção

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.