x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 5.541

DACON SEMESTRAL

Karine Vieira

Karine Vieira

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 17 anos Quinta-Feira | 23 novembro 2006 | 10:17

Bom dia, o programa da Dacon Semestral 1.0 mudou em alguns campos e não estou conseguindo montar a Dacon cuja empresa seja Lucro Real e o saldo de PIS e COFINS seje credor, o programa não aceita os valores de compra maior que as vendas por isso não consigo obter um valor credor ou melhor não vi campo que apareça os valores de PIS e COFINS credor.
Se alguém tiver as instruções de preenchimento e puder me ajudar eu agradeço muito pois no site da Receita Federal o link das instruções está com erro.


Desde já agradeço.
Karine

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2006 | 07:46

Bom dia Karine,

Com certeza teríamos que trocar muitas mensagens até conseguirmos esclarecer suas dúvidas (usando apenas o manual de instruções) diante disto, vamos usar um exemplo prático.
Para tanto, vamos (hipoteticamente) admitir que sua empresa tenha adquirido R$ 200.000,00 de mercadorias que dão direito a crédito de PIS e vendido R$ 100.000,00 de mercadorias com débito do imposto. Isto nos dará um crédito de 1.650,00, certo?

Então abra uma nova DACON e preencha comigo.

Ficha 06/A - 01 - Bens para Revenda - digite 200.000,00

Ao fazer isto o programa acrescentará automaticamente:
Na Linha 14 - Base de Cálculo - 200.000,00
Na Linha 15 - Crédito a Descontar a Alíquota de 1,65% - 3.300,00 e
Na Linha 24 - Total de Créditos Apurados após os Ajustes - 3.300,00

Agora vamos para os Débitos

Na Ficha 07/A - Receita da Venda de Bens e Serviços Alíquota 1,65%
Digite 100.000,00 na Coluna Receita e 100.000,00 na coluna Base de Calculo
Ao fazer isto o programa acrescentará - 1.650,00 - na Coluna Contribuição

Agora Clique na opção Créditos Descontados - Ficha 13

Nesta ficha você deve utilizar as seguintes opções:

- Clique no botão - Incluir
- Origem do Crédito - Opção - Aquisição no Mercado Interno
- Tipo de Crédito - Opção - Vinculado a Receita Tributada no Mercado Interno
- Ano - Opção - 2006
- Mês - Opção - Janeiro
- Crédito apurado no Mês - 3.300,00
- Total de Crédito Apurado no Mês - 3.300,00
- Crédito Descontado no mês - 1.650,00 (digite)
- Clique no botão - OK

Agora Vá para Ficha 14

Nota que na linha 09 aparece o total de créditos no mês - 3.300,00
Na Linha 10 (-) os Créditos Descontados no mês - 1.650,00
E Na Linha 11 o Crédito Remanescente - 1.650,00

A sequência de procedimentos deve ser a mesma para todos os meses.

Cabe lembrar que no Mês seguinte na Ficha 13 você terá de acrescentar na opção Créditos Diferidos de Meses Anteriores, os 1.650,00 que ficaram de crédito neste mês.

O programa usa a mesma filosofia para os cálculos do dois tributos (PIS e COFINS) .

Se restarem dúvidas, conte conosco.

Katia Elaine Pereira Fonseca

Katia Elaine Pereira Fonseca

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2006 | 16:50

Ola Boa Tarde
Não estou conseguindo fazer a Dacon será que vc teria como me ajudar a opção credito diferido de meses anteriores(ficha 13),não abre ,e qdo tbem os creditos apurado no mes é menor que os creditos descontados o programa não aceita. Não sei o que fazer
Fico no aguardo
Desde já agradeço
Katia

Roberto Coutinho

Roberto Coutinho

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 4 dezembro 2006 | 10:21

Bom dia ..

Estou com a mesma dificuldade da Katia a opção credito diferido de meses anteriores(ficha 13),não abre ,e qdo tbem os creditos apurado no mes é menor que os creditos descontados o programa não aceita. Não sei o que fazer
Alguem sabe qual o procedimento a ser feito nesse caso .

Obrigado

Roberto

Roberto Coutinho

Roberto Coutinho

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 4 dezembro 2006 | 14:14

Boa tarde,

Pelo que parece a necessidade de marcar a opcao, Adição de Contruição ou Crédito no Mês na Guia Novo demostrativo, ate ai tudo bem, mas o saldo nao esta sendo descontado do valor a recolher, nao qual o motivo, outra duvida em qual campo é lancado as compras com substituicao tributaria . as que nao sao tributadas, elas sao lançadas na Ficha 06A, na coluna nao tributada, porque quando lancadas geram credito apesar de nao serem transportados as fichas de apuracao .
Obrigado

Roberto Coutinho

Roberto Coutinho

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2006 | 15:01

Por gentileza, como devo proceder no caso se o imposto for credor, em que campo jogo esse favor no mês posterior, pois eu não acho e ele esta acumulando, será que alguém pode me dar uma dica..

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.