Joaquim Cavalcante
Bronze DIVISÃO 2, Contador(a) boa noite a todos e todas!
vou iniciando explicando o caso desta empresa.
esta empresa(ce) foi aberta em 2007 como uma me, no simples nacional. quando a lei do mei chegou, a mesma fez um desenquadramento voluntário, virando um microempreendedor individual. porém em 2013, a empresa que tinha um limite de faturamento de r$ 60.000,00, faturou r$ 180.000,00. assim, a receita federal fez o desenquadramento da empresa para me, e tributou retroativamente a empresa como me. assim,a empresa ficou devendo r$ 13.000,00 e seu antigo contador parcelou esta dívida. mas em 2014, a empresa atrasou os pagamentos, e isso fez com que a receita no início de 2016, tirasse a mesma empresa do simples para o lucro presumido. por descuido do antigo contador, passou o mês de janeiro, mês esse que delimita o prazo de mudança de regime de tributação, e a empresa iria ficar neste regime, com uma tributação alta, chegando a 8% sobre o faturamento, ou seja, a empresa, que não tinha possibilidades de faturamento de uma lucro presumido iria pagar uma alta taxa de tributos e isso poderia gerar a falência da mesma. sendo assim, o dono mudou de contador e me procurou, e através de conversas decidimos fechar a empresa e abrir outra. começamos na junta comercial, depois fomos para a prefeitura, tudo certo. depois fomos para a receita federal, o dono pagou as dívidas e assim fechamos na receita. faltou então a sefaz ce, que apresentou algumas pendências, pendências essa já originadas do novo regime de tributação, que no caso seria o sped contribuição de janeiro a maio de 2016. muito bem, mas para isso a empresa enviar os sped´s precisa ter o certificado digital, coisa que ela não tinha. assim fui na empresa local responsável de emitir o sescap, e chagando lá a mulher disse que não conseguia, porque a empresa estava em baixa na receita federal. fui na sefaz, nem os próprios auditores sabem responder, mandaram eu ligar para a central. vou fazer isso ainda. mas antes queria saber da ajuda de vocês amigos e amigas, como faço agora, só falta a sefaz para fechar, mas tem esse problema do certificado digital. posso mandar por um e-cpf do dono da empresa, ajudem-me por favor!
agradecido!