x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 16

acessos 8.058

IRPF não entregue anos anteriores

PAULO ROBERTO REIS

Paulo Roberto Reis

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 22 abril 2009 | 10:28

PESSOAL

BOM DIA,

Tenho um amigo, que tem IR retiro sobre seus rendimentos e precisa declarar o IMPOSTO DE RENDA 2009, porém o mesmo não entregou o ano de 2008, mesmo tendo IR a recuperar como devo fazer?

Faço a declaração de 2009 com o programa de 2009 normalmente e depois baixo a versão de 2008 e declaro o ano de 2008?

Como funciona a MULTA?

Obrigado
PAULINHO

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 22 abril 2009 | 13:47

Paulo

1º faça a de 2008 porque voce vai precisar para fazer a 2009.

No link abaixo voce irá encontrar todas as informções necessárias para fazer a declaração 2008.
portalexame.abril.com.br

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
PAULO ROBERTO REIS

Paulo Roberto Reis

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 22 abril 2009 | 14:11

MESSIAS

Obrigado...
Fiz o procedimento de baixar o programa e alimentar com as informações daquele ano, porém a declaração me pede o numero do recibo do ano anterior... e o meu amigo não mais o possue... O que devo fazer?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 22 abril 2009 | 20:39

Boa noite Paulo,

A falta da informação acerca do número do Recibo de Entrega da DIRPF (de qualquer ano) não impedirá que a Declaração seja entregue, pois trata-se apenas de medida de segurança.

O programa para entrega da DIRPF 2008/2007 é o mesmo usado na entrega da DIRPF 2009/2008, ou seja, o ReceitaNet versão 2009.01a

...

PAULO ROBERTO REIS

Paulo Roberto Reis

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 23 abril 2009 | 22:20

ACABEI DE TERMINAR A 2008/2007 consegui enviar o sistema me mostrou uma mensagem q devido o atraso, terei que pagar uma multa... mas depois disso não disse mais nada...
Essa multa eu só verei quando, eu receber o valor da restituição é isto?
Por exemplo... Se eu fosse receber 300,00 a receita ja subtrai o valor da multa e só paga a diferença?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 23 abril 2009 | 23:34

Boa noite Paulo,

Você agora tem duas opções:

1 - Paga a multa usando para isto a opção "Declaração > Imprimir > DARF de Multa pela Entrega em Atraso", ou

2 - Simplesmente aguarda até que a Receita Federal "desconte" do valor do imposto a ser restituído, os R$ 165,74 referentes a multa, restituindo-lhe apenas a diferença, se positiva.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 24 abril 2009 | 22:00

Boa noite Paulo,

Se a esposa auferiu rendimentos, mesmo que inferiores ao limite que a obriga a entrega da declaração, não é interessante que a inclua como dependente do marido (na declaração deste).

Isto porque se a incluir, terá que incluir também seus rendimentos que se somarão aos rendimentos dele (marido) e aumentarão o imposto a ser pago.

Certifique-se de que ela não se enquadra em nenhuma das hipóteses que a obrigue a entrega da DIRPF. Se não estiver obrigada, simplesmente dispense-a da entrega da DIRPF.

...

Emerson Takeshi Kian

Emerson Takeshi Kian

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 22 junho 2009 | 17:25

Boa tarde, Saulo.

Eu li a sua postagem acima ref. a não ter necessidade de informar o nº do recibo da Dirpf 2007 p/ enviar a Dirpf 2008.
Mas não estou conseguindo enviar uma declaração em atraso de um cliente, está dando uma mensagem de erro avisando que precisa informar o nº do recibo p/ o recebimento pela RFB.
Como faço nesse caso?

Se vc ou algum colega puder me ajudar eu agradeço desde já.

Obrigado!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 22 junho 2009 | 18:07

Boa tarde Emerson,

A falta da informação do Numero do Recibo da última DIRPF, a despeito de constar como Pendência, tem o status de de "Aviso" e não impede a entrega da Declaração.

A menos que você esteja tentando entregar um DIRPF retificadora. Neste caso o número do recibo é obrigatório.

...

Emerson Takeshi Kian

Emerson Takeshi Kian

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 23:44

Boa noite Saulo, obrigado pela atenção!!

Então Saulo, realmente na verificação de pendências do programa, a falta do nº do recibo da declaração de 2007 aparece como "aviso" e não como "erro", mas no envio sai uma mensagem de erro que diz assim:

" ERRO! Validador IRPF
A transmissão não foi concluída.
R8 - Consta entrega de declaração do exercício anterior para este CPF 591........... Informe o número do recibo da última declaração entregue no exercício anterior e transmita novamente a declaração."

Será que é algum problema c/ o meu PC ? O colega Paulo postou acima q estava c/ esse mesmo problema e depois conseguiu enviar, pq será q o meu não tá conseguindo?

O único ano que eu tive problemas p/ enviar c/ atraso foi o de 2008/2007, o resto foi normal.

Antes tinha um caminho pela RFB p/ se obter esse nº, mas parece que não está mais funcionando.

Se vc ou outro colega, + uma vez puder me ajudar eu agradeço.

Obrigado!!

Kelly Cristina leite

Kelly Cristina Leite

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 17:09

Boa noite, estou tentando entregar a DIRPF de 2007 mas não estou conseguindo fazer a transmissão pois pede um receitanet Windows... mas quando vou baixá-lo, ele aparece como receitanet java 2010 daí não consigo entregar a declaração...
Alguém pode me ajudar?

Grata

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 22:11

Boa noite Emerson,

Em 2011 entregamos (devemos entregar) a DIRPF do Exercicio 2011, Ano-Calendário 2010.

A mensagem:
"R8 - Consta entrega de declaração do exercício anterior para este CPF 591........... Informe o número do recibo da última declaração entregue no exercício anterior e transmita novamente a declaração."

significa que a DIRPF já foi entregue e que você está tentando entregá-la novamente sem informar o número do recibo da DIRPF já entregue.

Verifique se esta DIRPF já não foi entregue. Para fazer isto você pode (inclusive) criar um Código de Acesso e em seguida acessar o e-CAC com vistas a verificar a situação das Declarações já entregues.

...

Kelly Cristina leite

Kelly Cristina Leite

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Domingo | 19 junho 2011 | 12:55

Boa tarde...se o representante legal de uma ME informar que a empresa esteve Inativa em 2008(1/01/2008 a 31/12/08, onde sua principal fonte de renda é esta empresa, como ele deve fazer com a DIRPF referente a este ano base?
Obrigada!

Roberto Bortolini

Roberto Bortolini

Iniciante DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 15:57

um cliente meu pagou as parcelas de IRPF sem o calculo da SELIC, no exercicio de 2008 e 2009, o valor desta diferença para cada parcela é menor que 10,00, gostaria de saber se ele podera recolher estes valores numa darf para 2008 e outra para 2009 juntando as diferenças de cada parcela e colocar o vencimento da primeira parcela?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.