x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 20

acessos 47.327

Ganho de capital - Prazo para recolhimento

Auzilio Gave

Auzilio Gave

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Financeiro
há 15 anos Quarta-Feira | 22 abril 2009 | 10:31

Bom dia!


Alguém saberia me informar, se o prazo para pagamento do imposto sobre ganho de capital de espólio na venda de um imóvel ocorrida em maio de 2008 sofreu alguma alteração com essa nova versão de espólio e IRPF juntos? terei que pagar mesmo juros e multa, pois não paguei no prazo de trinta dias após feita a escritura?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 22 abril 2009 | 11:43

Bom dia Auzilio,

O prazo para o recolhimento do DARF referente ganhos de capital, continua sendo o último dia útil do mês subsequente ao da apuração do mesmo.

O código da Receita a ser aposto no DARF também continua o mesmo:
4600 IRPF - Ganhos de Capital na Alienação de Bens Duráveis

...

Rafael Rocha

Rafael Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 16:36

Boa tarde!!

Um cliente está dentro do prazo para recolher o imposto sobre o ganho de capital na alienação de imóvel. O prazo vence no mês que vem.

Mas pergunto se é possível parcelar o imposto?!

Há parcelamento para imposto decorrente de ganhos de capital?

Obrigado! Abraço!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 13:25

Boa tarde Rafael,

Em princípio não há um parcelamento específico para este tipo de imposto, entretanto nada o impede de solicitar parcelamento junto a Secretaria da Receita Federal mais próxima.

Estou certo de que lhe indicarão a forma mais simples de conseguir seu intento.

...

Rafael Rocha

Rafael Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 12:35

Obrigado pela orientação, Saulo!

Meu pai é servidor da Receita Federal e trata inclusive dessa questão de ganhos de capital e impostos consequentes. Ele me disse que é possível fazer parcelamento.

Vim aqui exatamente para saber se outros colegas já tiveram situações como essa. Verei o procedimento de fato.

Valeu!

marcello bertucci

Marcello Bertucci

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 17:50

Boa tarde,

Gostaria de saber se dá para fazer o parcelamento pela internet ou se o contribuinte tem que ir pessoalmente na receita federal, enfim, quais os procedimentos para fazer o parcelamento.

Obrigado!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 19 junho 2010 | 21:05

Boa noite Marcello,

Detetermina o Artigo 1º da Portaria Conjunta PGFN/RFB 15/2009 que:

Art. 1º Os débitos de qualquer natureza para com a Fazenda Nacional poderão ser parcelados em até 60 (sessenta) prestações mensais e sucessivas, observadas as disposições constantes desta Portaria.

A referida Portaria trata também dos requisitos para concessão do parcelamento, do requerimento, da formalização, do deferimento, etc.

...

edson maciel

Edson Maciel

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Sábado | 4 dezembro 2010 | 22:19

Boa noite.
Tenho uma duvida sobre o tratamento sobre Ganho de Capital.
A empresa do SI comprou um Carro usado no valor de 40 e apois 16 meses vendeu 41 mil . E o compradou que uma NF, sendo que o vendedor tambem PJ do SI nao tem no de venda e ser ele tivar uma avulso o ESTADO quer cobra 17%?

Edson FM
Contador
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 4 dezembro 2010 | 22:33


Caro Edson, boa noite.

Levando-se em conta a questão da obrigatoriedade da depreciação do bem vendido, haverá ganho de capital superior aos R$ 1.000,00 inicialmente vislumbrado.

Sobre a questão da NF, o VENDEDOR só poderá emitir NF de venda desse imobilizado caso na compra, tenha dado entrada também com NF e que esteja relacionado no seu registro de inventário.

Mesmo emitindo NF avulsa na SEFAZ (que desaconselho), voce estaria obrigado a escriturar tal venda e no confronto fiscal, haverá uma saída sem que tenha sido registrada uma entrada, ou seja, haveria omissão da segunda.

O princípio básico para o seu caso é o seguinte: há de se emitir nota fiscal de saída somente quando houver uma entrada correspondente.

Do contrário, não haverá como a VENDEDORA emitir outro documento da venda, senão e apenas o DUT.


Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
ALEXANDRE ORSOLINI VIOLLA

Alexandre Orsolini Violla

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 17:14

Tenho 1 cliente que vendeu 1 imóvel em 11/abril/2011 beneficiando-se pela isenção da aquisição em 180 dias. Acontece que os 180 dias venceram em 11/outubro/2011 e ele não adquiriu outro imóvel. Ele me procurou para recolher o imposto. Sei que o vencimento era em 31/05/2011 e tenho que calcular os juros referente ao atraso. A minha dúvida é em relação à multa (20%). Ela começa a contar somente a partir de 01/12/2011 ou estou errado na minha afirmação? Obrigado!

INOVA CONTABILIDADE
Rua Santos Dumont, 528 - Centro
Batatais/SP - 14300.000
(16)3761-7532
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2011 | 07:31

Bom dia Alexandre,

Para todos os efeitos a multa e os juros devem ser calculados a partir da data de vencimento do Imposto de Renda em questão (dia 31/05/2011, último dia útil do mês subsequente ao da alienação) A multa neste caso ainda é de 20% e os juros se pagos neste mês serão de 5,82%

Com vistas a fazer os cálculos sem margem de erros. é recomendável que você o Sicalc

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 09:38

Bom dia Ana

O DARF com código da receita 4600 ( IRPF - Ganhos de capital na alienação de bens e direitos ) deve ser pago até o último dia útil do mês subsequente ao da alienação.

Art. 30. O imposto devido sobre os ganhos de capital de que trata esta Instrução Normativa deve ser pago pelo:

I - alienante, se residente no País;

§ 3º O pagamento do imposto é efetuado:

I - até o último dia útil do mês subseqüente àquele em que o ganho houver sido percebido, na hipótese do inciso I do caput;


Fonte: IN SRF 84/2001

Vale dizer:
Se você pagá-lo após cento e oitenta dias da data do recebimento deverá fazê-lo acrescido da multa e juros pelo atraso.

...

ANA

Ana

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 10:07

Nossa muito Obrigado Saulo. Me esclareça só mais um coisa,o acrescimo de muitas e juros é vadido para o pagamento dentro do periodo de 180 dias? Se sim pra que serve então esse prazo de 180 dias ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 11:39

Bom dia Ana,

O prazo é concedido/contado apenas para aquisição de outro imóvel residencial com isenção do imposto de renda, desde que satisfeitas as demais exigências para tanto.

O imposto devido vence no último dia útil de mês subsequente ao do recebimento.

Vale dizer:
Se você aplicar todo o produto da venda de seu imóvel residencial na compra de outro imóvel residencial no prazo de cento e oitenta dias, estará isenta do imposto de renda.

Se não aplicá-lo ou se aplicar apenas parte, o imposto é devido sobre o total (se não aplicado) ou sobre a parte não aplicada. O prazo nestes dois casos é o citado acima.

...



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.