x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 14.707

IR 2009 - Classificação de Investimentos

Ana Paula Rodrigues

Ana Paula Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 24 abril 2009 | 11:57

Olá,

temos um cliente que investiu em 2008 R$ 50.000,00 em um fundo de investimento multi mercado com carteira de longo prazo do Banco do Brasil. Teve rendimentos de R$ 215,89 no ano, que já foram informados em "Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva".

A dificuldade está em como classificar o investimento na ficha "Bens e Direitos", já que pelo que entendi não se trata de um rendimento de renda fixa.

Declaramos por meio do código 47 "Mercados de Futuro" ou como 49 "Outras Aplicações e Investimentos" ???

Também já sabemos que este cliente resgatou em Janeiro de 2009 o valor do investimento com desvalorização e teve IRRF.

Preciso de orientação para que possa declarar o resgate do valor no ano que vem sem problemas.

Grata, Ana Paula.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 24 abril 2009 | 22:44

Boa noite Ana,

Como você mesma diz tratar-se de Fundos de Investimentos, devem ser informados como tal, ou seja,

Informe na ficha "Bens e Direitos" com o código 71 (Fundo de Investimento Financeiro - FIF) ou se for o caso, 72 (Fundo de Aplicação em Quotas de Fundos de Investimentos).

No ano vindouro, por ocasião do resgate, se houver ganhos deverão ser declarados pelo valor líquido no campo 06 da ficha "Rendimentos Sujeitos e Tributação Exclusiva".

A "baixa" do investimento se dará pela simples ausência de valores no campo "Situação em 31/12/2009". É interessante apor no campo "Discriminação" a expressão "Resgatado em 2009".

...

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 13 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 14:20

Bom dia
Estou precisando de uma orientação, referente uma microempresa no lucro presumido no regime cumulativo me enviou extrato bancario com saldo em 31/12/2010:
Saldo em conta corrente 5.450,00
Saldo conta investimento ( sem remuneração) 48,50
Total disponivel 5.498,50

Investimentos

B.FIC referenciado di hiperfundo 76.241,42
CBD 23.886,24
total investimento 100.127,66

O sócio me informou que tem essa conta em nome da empresa já faz uns tres anos, e só agora me enviou o saldo bancario.
Como devo proceder sobre os investimentos? Só incide Imposto de Renda, ou incide também cofins, contrib. social e pis?
Como fazer ajuste de exercicios anteriores?
Como fazer os lançamentos?
Preciso de sua orientação.
Posso lançar esses investimentos na DPJ 2011?

Sandro Mauro

Sandro Mauro

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2012 | 10:41

Bom dia, meu cliente caiu na malha fina do IR2011, segundo a Receita não foi declarado os rendimentos tributáveis referentes a aplicações financeiras em fundo de investimento de renda fixa (6800- Cotas de FI), sendo que o valor do rendimento líquido (rendimentos - imposto retido) foram declarados na aba "Rendimentos sujeitos a tributação exclusíva/definitiva" na linha 06 "Rendimentos de aplicações financeiras", o que a Redeita encontrou de errado nesta declaração? O saldo foi declarado em Bens e Direitos com o código 72.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.