Jonatas Cecilio dos Santos
Iniciante DIVISÃO 3 Olá! Sou novo no fórum, e encontrei por acaso em uma pesquisa google sobre impostos.
Vi alguns tópicos interessantes, mas nenhum realmente me deu um "100%" do que preciso exatamente, sempre sobra uma ou outra dúvida. Geralmente devido informações divergentes.
A dúvida principal é a seguinte:
Imagine uma empresa de construção civil, com lucro presumido (imaginando Lucro Líquido de 25%), vendendo uma casa, e precisa emitir notas fiscais no valor total de R$ 200.000. Desse valor, metade é material (R$ 100.000), e metade mão de obra (R$ 100.000), com notas emitidas separadamente.
Quais seriam os impostos inscientes (Federal, Estadual e Municipal), e quantos porcento eles teriam no valor dessas duas notas.
Existe uma segunda dúvida, referente ao mesmo assunto:
Se eu emitir a nota da compra do material direto para o meu cliente (o fornecedor do material vende direto ao cliente, o nome da empresa não é envolvido), eu fico isento de prestar conta desse valor na questão tributária? Usando o exemplo acima, eu apenas emitiria nota no valor de R$ 100.000?
Por favor, gostaria de uma resposta clara, para que eu consiga elaborar uma planilha com esses valores simulados, e poder fazer um orçamento que realmente possa me gerar um Lucro, pagando tudo o que devo aos devidos órgãos.
Obrigado pela atenção!!