x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 2.247

Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 22 julho 2016 | 09:51

Jhonatan,

O correto seria fazer a retificação do período em que não foi acrescentado o ISS. Se a guia já foi paga, espere ela entrar no sistema, e faça a retificação, ao colocar um valor maior no sistema vai gerar a diferença em outra guia a ser recolhida com multa e juros, decorrente ao atraso. Se você somente recolher como guia avulsa, vai ficar sem os devidos acréscimos legais, e podendo não abater o ISS corretamente.

Atenciosamente,

Marcelo Morais
Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 22 julho 2016 | 10:25

No site da Receita Federal diz:

3- GERAÇÃO DE DAS AVULSO:

Esse novo serviço pode ser acessado pelos contribuintes tanto por meio do Portal do Simples Nacional (área pública), quanto no portal e-CAC do sítio da RFB.

O aplicativo permite gerar um DAS Avulso, desvinculado do perfil (valores, tributos e entes federados) de uma apuração/retificação específica, porém, deverá existir uma apuração transmitida para o período de apuração (PA) para o qual o contribuinte deseja gerar o DAS Avulso. Neste aplicativo, o contribuinte poderá informar cada tributo (inclusive o(s) ente(s) federado(s) - no caso de ICMS e /ou ISS) e o seu respectivo valor de principal que deseja recolher (os acréscimos legais são calculados automaticamente).

O contribuinte deve utilizar o aplicativo com atenção, uma vez que o valor recolhido será destinado a cada um dos tributos/entes de acordo com a informação prestada, não havendo possibilidade de retificação do DAS.


Fica a critério, porém, neste caso é preciso averiguar se foi pela falta de inclusão das receitas no sistema PGDAS ou erro do sistema.

Segue o link da citação link

Atenciosamente,

Marcelo Morais
Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 22 julho 2016 | 11:02

Jhonatan,
Se o ISS não foi incluído no DAS é porque foi informado como retido quando da apuração. Portanto, se realmente for isso, é preciso retificar a apuração e pagar a diferença relativa ao ISS.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
jhonatan ferreira bertolde

Jhonatan Ferreira Bertolde

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 22 julho 2016 | 14:32

o ocorrido foi assim...
eu estou no dep. fiscal a 3 meses... uma de nossas empresas optante do simples, no site da prefeitura onde se lança as notas de serviço passou a ficar como ISS mensal, e nós tentando resolver, foi pedido pela prefeitura o relatório dos DAS e diante disso vimos que o ISS saiu todos zerado desde 2011, e agora essa empresa ta com mais de 8 mil reais de ISS para pagar a prefeitura e analisamos que se tirassemos os DAS avulso esse valor cairia um pouco, o que seria mais viavel a empresa, porém devemos averiguar se a lei nos permite isso, e pelo que li da lei isso pode ser feito, mas quero ter certeza de que não dara problemas futuramente...
se alguem puder me dar uma explicação mais clara sobre esse assunto.
desde ja agradeço...

AUXILIAR CONTÁBIL
Créditos Contabilidade
Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 22 julho 2016 | 14:42

Nesse caso, seria melhor a retificação das declarações mesmo. Quando se lança as receitas no PGDAS, o mesmo se encarrega de distribuir os impostos. A prefeitura de Juina - MT, levou em consideração as declarações feitas no próprio sistema, que pode ter ocorrido foi, as receitas não foram lançadas ou no momento de lança-las foi considerado como ISS retido.

Atenciosamente,

Marcelo Morais

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.