x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 462

DESTDA e outras loucuras

Alex

Alex

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 17:25

É a primeira vez que posto aqui, apesar de acompanhar o fórum há bastante tempo, e gostaria de levantar uma questão no mínimo polêmica, mas creio que a maioria vai concordar comigo. É sobre a quantidade exagerada de declarações acessórias – em especial a exigência de entregar mensalmente as DESTDA, que era anual – que nós, contadores, somos obrigados a entregar, para não pagar multas pesadíssimas.

Em primeiro lugar, eu queria saber qual é a necessidade de entregar informações em prazo mensal, de uma declaração que era anual?

O que os órgãos fiscalizadores da profissão contábil fizeram para impedir mais esta aberração? (Sim, pois não sei para vocês, mas para mim, qualquer aumento na buRRocracia no país mais buRRocrático do mundo já é um retrocesso, uma anomalia).

Além do mais, o sistema é lento e cheio de falhas. É a cara do funcionalismo público dar este vexame, mais uma vez. Não podemos buscar apenas um prazo maior, mas sim a EXTINÇÃO da DESTDA e outras loucuras.

Deixo esse espaço para uma reflexão, ou até mesmo desabafos dos colegas de classe. Creio que passou da hora de nos unirmos e lutarmos contra essas e outras sandices dos órgãos públicos, e não mais nos conformarmos em adaptar nossas rotinas já tão atribuladas para executar mais um serviço em prol do fisco.

Passamos a maior parte do nosso tempo lidando com declarações, alvarás e licenças infinitas, e mal temos tempo para nos concentrar no motivo principal de nossa profissão.

Já perdi as contas de quantos relatos ouvi de contadores decepcionados com a profissão, e sem respaldo algum dos órgãos fiscalizadores da classe contábil, e que se pudessem, teriam outro negócio. É muito triste ver que nossa profissão, uma das mais valorizadas em países desenvolvidos, é tratada com desprezo aqui, no Reino de Banânia. Obviamente, este excesso de burocracia não ocorre em países civilizados, pelo que pesquiso.

Alguém tem que parar com essa insanidade dos órgãos públicos, e vejo que só a união dos contadores e empresas exigindo mudanças pode causar alguma transformação, assim teríamos uma rotina mais tranquila para focar no que realmente é importante para nossos escritórios e clientes.

Aos moderadores: não encontrei tópicos em que eu pudesse acrescentar este pequeno desabafo. Aceito a exclusão deste, caso haja outros com mesmo teor.

Abraços a todos, boa sorte com o prazo da DESTDA.

Daniel Pereira

Daniel Pereira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Tributário
há 8 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 17:39

Colega, não só entendo mas apoio tudo que escreveu. Como disse, acredito que estamos nessa situação por conta da nossa classe que não se impõe e aceita tudo que vem, agora eu lhe pergunto, imagina se fosse a classe de advogados? Acha que seria dessa maneira? Não precisa nem responder, é obvio que NÃO!!

Aqui no escritório temos 350 empresas do SN, agora temos que entregar 350x7 = 2450 declarações até sexta, que loucura essa que chegamos?

Simplesmente revoltante!!

Atenciosamente;

Daniel Pereira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.