Caroline Pitter
Prata DIVISÃO 3, Contador(a)Bom dia! Se ocorrer de uma padaria, sendo um comércio, vender seus produtos para uma outra pessoa jurídica, esta atividade se caracteriza ainda como comercialização ou seria considerado industrialização?
respostas 8
acessos 56.544
Caroline Pitter
Prata DIVISÃO 3, Contador(a)Bom dia! Se ocorrer de uma padaria, sendo um comércio, vender seus produtos para uma outra pessoa jurídica, esta atividade se caracteriza ainda como comercialização ou seria considerado industrialização?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado Bom dia Caroline,
Lê-se no inciso I , Artigo 5º do Regulamento do IPI que:
Art. 5º Não se considera industrialização:
I - o preparo de produtos alimentares, não acondicionados em embalagem de apresentação:
a) na residência do preparador ou em restaurantes, bares, sorveterias, confeitarias, padarias, quitandas e semelhantes, desde que os produtos se destinem a venda direta a consumidor; ou
b) em cozinhas industriais, quando destinados a venda direta a corporações, empresas e outras entidades, para consumo de seus funcionários, empregados ou dirigentes;
Vale dizer que a venda de pães nas hipóteses citadas acima é considerada operação comercial, enquanto que para Pessoas Jurídicas é considerada operação industrial.
...
Caroline Pitter
Prata DIVISÃO 3, Contador(a)Ok, Saulo, entendi, se a padaria vender, por exemplo, pães para um consumidor final, a operação se caracteriza como comércio, mas se vender para pessoa jurídica, estará industrializando. Mas há algum problema de constar no ramo de atividade de uma padaria indústria e comércio?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado Boa tarde Caroline,
Nada impede a empresa de explorar ambas atividades (comércio e indústria).
Para tanto basta que isto conste do Contrato Constitutivo ou alterações subsequentes.
...
Caroline Pitter
Prata DIVISÃO 3, Contador(a)Obrigada!
Oliveira
Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade Pergunta:
Ecs
Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a) GOSTARIA DE DIZER MAIS UMA VEZ, ja disse isso anteriormente em outro tópico: Caroline Pitter Você é MUUUUITO LINDAAA... (Com todo respeito é claro).
mas como diz no artigo citado no começo:
b) em cozinhas industriais, quando destinados a venda direta a corporações, empresas e outras entidades, para consumo de seus funcionários, empregados ou dirigentes;, então para vendas a empresas para estas condições a empresa adquirente do produto com esse destino citado acima, é considerada consumidora final do produto e quem vende ainda continua considerada comércio. ok? É isso mesmo?
Vagner Fernando de Freitas Junior
Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal Olha muito boa colocação do Oliveira e do Ecs.
Agora até eu fiquei em duvida.????
Tamara Ribeiro
Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscalesse topico foi bem colocado, tenho algumas padarias tanto no simples como Normal. ambas com venda direta para consumidor, lanche para empresa e venda de paes e seus derivados para comercio/Atacadista. Porém, estava sendo omissa quanto ao questionamento da venda do lanche para empresas. Parabéns ao forum!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.