x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 531

Duvidas sobre benefícios de abertura de PJ

marina

Marina

Iniciante DIVISÃO 2
há 8 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 14:38

Boa tarde, pessoal.

Fui contatada por uma empresa estrangeira, que querem me contratar. Porém como não tenho visto de trabalho, a saída será abrir uma PJ e trabalhar via contrato empresarial.
Tenho diversas dúvidas a respeito dos custos de uma PJ para poder calcular qual o valor seria benéfico esse tipo de contrato.
O que me sugerem.
Algumas dúvidas:

1) Qual o valor do imposto total que eu tenho que pagar, para saber quanto liquido disporei?
2) Como serei a única "empregada" da minha empresa, não preciso de salário, ou preciso? Pq se eu despender salário, tenho que pagar IRPF
3) Posso pagar minhas contas pessoais pela empresa (aluguel, condominio, agua, luz, telefone, além de alimentação etc.), uma vez que ficarei trabalhando de home office? Obs.: o contrato de aluguel está no meu nome PF.
4) Devo passar meu patrimônio pessoal (carro) para o nome da empresa?
5) Melhor ser ME ou Simples?

Obrigada.

Adriano Domingos

Adriano Domingos

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2016 | 11:39

Marina, bom dia!

Bem para te dar as resposta com mais detalhamento, precisaria saber quais serão os serviços que você vai desenvolver neste trabalho, porque partindo dai, é possível verificar o CNAE - Classificação Nacional de Atividade Econômica, e dependendo do CNAE a possibilidade de enquadrar no Simples Nacional, e recolher os impostos pela DAS - Documento de Arrecadação Simples Nacional, que para "serviços" o melhor enquadramento e o anexo III, onde a alíquota inicial é 6,00% para "ME" com faturamento mensal de R$ 15.000,00 e anual de R$ 180.000,00 e apos está faixa tem varias outras com limite até 3.600.000,00 anual.

Recomendo levar em consideração a retirada mensal de pró-labore, para manter direito de assegurado junto ao INSS, e contar tempo de aposentadoria por contribuição, o valor do pró-labore, precisa ser analisado, conforme o valor do faturamento mensal, e outros aspectos tais como sua idade hoje, quanto tempo já tem contribuído e outras informações.

Nunca mistura as constas da PF x PJ, o dinheiro que entrar na CC da empresa, pertence a empresa, só vai passar a pertencer ao sócio, de duas forma, uma é o pró-labore mensal e a outra com a contabilidade em dia, efetuando a distribuição dos lucros e dividendos. Estes valores devem ser transferido para sua CC PF e lá você efetua o pagamento das suas contas pessoais, mais nunca diretamente pela CC da PJ, na PJ só contas da PJ.

Não tem necessidade de mudar nada no seu patrimônio, e tão pouco o contrato de aluguel, a não ser que você queira que esta despesa seja bancada pela empresa, será necessário fazer mudança na imobiliária, para a boleto ser gerado no nome da empresa.

Espero ter ajudado para melhor elucidar suas decisões.


Adriano Domingos
Domingos Contabilidade

marina

Marina

Iniciante DIVISÃO 2
há 8 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2016 | 12:07

Oi Adriano, muito obrigada.
Voce presta serviços no Rio? Tem como entrar em contato?
Meu gmail é marinasimoes

Att.,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.