x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 6.259

Industrialização efetuada por outra empresa

Miriam

Miriam

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 15:30

Boa tarde!

Minha dúvida é a seguinte:
Tenho a empresa A que irá fornecer açúcar para a empresa B industrializar e usar o açúcar e algumas matérias primas próprias (matéria prima da empresa B) para fornecer suco para a empresa A.
Gostaria de saber quais as notas e cfop's que devem ser emitidas pela Empresa A e B.
Obrigada.

Miriam.

Jussara Santos

Jussara Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 15:48

Miriam, boa tarde!

Pelo que eu entendi, a empresa A deverá emitir uma NF de "Remessa de Industrialização por encomenda" CFOP 5901/6901 para a empresa B, a empresa B depois de fazer a industrialização deverá emitir duas NF's para a empresa A "Industrialização efetuada por outra empresa" CFOP 5124/6124 ou CFOP 5125/6125 caso a mercadoria recebida para utilização no processo de industrialização não transitar pelo estabelecimento adquirente da mercadoria e a NF de retorno simbólico "Ret Prod. Utilizada Indus. Por Encomenda" CFOP 5902/6902.

Colegas da contabilidade me corrijam se eu estiver errada.

Respeitosamente,
Jussara Santos
Miriam

Miriam

há 8 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 07:17

Bom Dia Jussara!
Na nota de remessa da empresa A para B nos produtos só iria o açúcar.
Na nota de industrialização da empresa B para A nos produtos deveria estar descrito o suco ou açúcar? E na devolução da remessa da Empresa B para A deveria estar descrito nos produtos açúcar ou suco? E não deveria ter uma terceira nota de venda, porque afinal a empresa B industrializou mas também utilizou matéria prima sua e da empresa A.
Obrigada desde já,
Miriam.

Jussara Santos

Jussara Santos

há 8 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 08:31

Miriam, bom dia!

Na NF de industrialização de B para A você descreve o produto que foi feito ou seja o suco e descreve o material que foi aplicado para a produção com o CFOP de vendas exatamente como você falou e menciona o valor dos produtos aplicados e destaca os impostos nos seus respectivos campos, se incidir. Lembrando que as operações poderão ser destacadas em uma NF ou NFs distintas.
Na NF de retorno simbólico você descreve o açúcar, pois foi o material enviado pela empresa A para a industrialização.

Fique a vontade para perguntar caso ainda lhe reste dúvidas.

Respeitosamente,
Jussara Santos
Miriam

Miriam

há 8 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 08:46

Então a empresa A emite para empresa B com CFOP 5.901 (descrição dos produtos: açucar). Depois a empresa B emite para a empresa A uma NF com CFOP 5.902 (descrição dos produtos: açucar), uma com CFOP 5.124 (valor do serviço da industrialização) e uma com CFOP 5.101 (por exemplo referente a venda do suco com seus devidos impostos)?
Desculpe o incomodo,
Muito Obrigada,
Miriam

Jussara Santos

Jussara Santos

há 8 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 09:54

Caro colega Abdenio Ramos, muito obrigada!

Miriam,

A NF de venda é referente a MP que foi utilizada para a produção do suco.

Caso ainda tenha dúvidas, pergunte-nos.

Respeitosamente,
Jussara Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.