x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 2.342

DAS Avulso - Guia inferior a R$10

Sarah Magalhães

Sarah Magalhães

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2016 | 09:26

Bom dia, meu questionamento é o seguinte: ao gerar o DAS avulso de algum mês anterior, com valor inferior a R$10, devo somar seu valor principal ao da competência que estou apurando. Somando o valor principal, eu devo incluir juros e multa? Pois observei que o programa não calcula automaticamente.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2016 | 12:24

Bom dia,

caso em algum mês não tenha a DAS por se tratar de um valor inferior a 10,00, a receita desse mês deverá será incluída no mês posterior para calculo do imposto.

Sarah Magalhães

Sarah Magalhães

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2016 | 13:09

Isso, eu vou incluir no mês posterior. Mas como faço pra incluir o juros e multa?
Por exemplo: tenho uma guia de R5,52 (valor principal) e R$0,48 (juros e multa), totalizando R$6. Eu vou somar esse valor ao da guia desse mês, pra ser maior que 10$. Como eu faço pra incluir os R$0,48 no DAS avulso?

Sarah Magalhães

Sarah Magalhães

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2016 | 13:54

Sim, eu recebi uma nota em atraso e precisei retificar a apuração do mês de agosto. Gerou essa diferença de R$5,52 e os juros de R$0,48. Como a guia tem valor inferior a R$10, eu fui orientada no próprio site do simples a gerar um DAS avulso juntando os valores dos meses de Agosto e Setembro. Porém, eu não sei como devo incluir (ou se devo incluir) os juros e multa no DAS avulso, pois lá só tem espaço pra preencher os impostos.

Marcelo

Marcelo

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2016 | 14:10

Sarah Magalhães, boa tarde.

- Não há acréscimos de juros e/ou multa.
- Afinal, o pagamento não foi efetuado por perda do prazo, e sim porque a Receita Federal (Simples Nacional) não gera guia inferior a R$ 10,00.
- Logo, não há que se falar em acréscimos legais.

Atenciosamente;
Marcelo.

Sarah Magalhães

Sarah Magalhães

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2016 | 14:17

Então Marcelo, o DAS foi gerado fora do prazo, o vencimento dele foi 20 de setembro, mas como recebi uma nota de Agosto em atraso, precisei gerar essa diferença, retificando a apuração. O Juros e a Multa foram gerados pelo próprio site do Simples. Mas quando vou gerar o DAS Avulso, eu não consigo acrescentá-los na guia

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2016 | 14:18

Sarah, nesse caso essa DAS foi gerada por se tratar de um complemento da sua apuração que foi retificada e não de uma apuração cujo resultado final seria uma DAS no valor inferior a 10,00, portanto essa DAS está correta e precisará ser quitada mesmo com esse valor baixo assim extinguirá o crédito tributário.

Sarah Magalhães

Sarah Magalhães

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2016 | 14:22

Wanderson Pires Almeida
Exatamente, esse DAS Avulso é complementar à apuração.
Eu não consigo quitar com esse valor baixo, porque é inferior a R$10. Ao tentar gerar a Guia, sou orientada a gerar um DAS Avulso juntando o valor dessa guia complementar com o valor da guia da próxima apuração, pois não consigo mais editar os valores no próprio site do Simples.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2016 | 14:45

Sarah,

Na próxima apuração veja se o sistema junta esse valor automaticamente, caso não gere espere e veja se aparecerá no conta corrente da empresa lá você conseguirá imprimir essa DAS.

Vanessa dos Santos

Vanessa dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 20 dezembro 2016 | 16:42

Boa tarde, também preciso recolher valores de apurações inferiores a R$10,00 valor do Das R$2,20 ref. ago/16 e R$8,90 ref. nov/16, antes era orientada a gerar esse valor do Das inferior no valor que era editável no Simples na emissão do Das, o que com o passar do tempo tivemos problemas, já que o sistema nao reconhecia que o valor havia sido pago dentro de outro Das, esse campo agora esta inapto, então..nova orientação de se fazer o Das Avulso, e que também não resolve muito já que o sistema também não libera Das inferior a R$10,00 .Como posso emitir essas duas competências em uma só p/ dar valor ou alguém faz diferente e como? por favor....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.