Rui Santos
Iniciante DIVISÃO 1, Programador(a) Ola,
Em primeiro lugar, parabens pelo forum. Nao sou contador mas estou sempre acessando pois quase sempre encontro respostas aqui para os mais diversos assuntos!
Estou com duvida em relacao a melhor forma para lidar com a minha situacao atual de recebimentos do exterior provenientes de servicos prestados.
Atualmente presto servicos para empresas de TI e recebo os pagamentos atraves de Bitcoin. Ate onde eu sei, o Bitcoin e' considerado um bem pela Receita, mas nao tenho muita certeza de como fazer para declara-los, uma vez que eu estou recebendo eles para prestacao de servico e nao os adquirindo e vendendo com possiveis ganhos de capital.
Digamos que eu receba X Bitcoins por mes. Eu quero vender 1/2 desses bitcoins para ter Reais de modo que eu possa pagar contas, fazer compras, investimentos etc. A outra metade eu gostaria de manter como BTC mas com a possibilidade de vende-los futuramente (seria como mante-los como um bem de acordo como a receita classifica). Eu poderia fazer isso?
1 - Vender os bitcoins e declarar o valor em reais como ganhos provenientes do exterior para a geracao do carne-leao
2 - Declarar os bitcoins restantes com bens de capital
Se futuramente eu vender os bitcoins declarados como bem, entraria em vigor a regra dos 15% sobre a diferenca do valor declaro caso houvessem ganhos.
Obrigado.