x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 587

Recebimento do exterior em Bitcoins

Rui Santos

Rui Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Programador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2016 | 20:51

Ola,

Em primeiro lugar, parabens pelo forum. Nao sou contador mas estou sempre acessando pois quase sempre encontro respostas aqui para os mais diversos assuntos!

Estou com duvida em relacao a melhor forma para lidar com a minha situacao atual de recebimentos do exterior provenientes de servicos prestados.

Atualmente presto servicos para empresas de TI e recebo os pagamentos atraves de Bitcoin. Ate onde eu sei, o Bitcoin e' considerado um bem pela Receita, mas nao tenho muita certeza de como fazer para declara-los, uma vez que eu estou recebendo eles para prestacao de servico e nao os adquirindo e vendendo com possiveis ganhos de capital.

Digamos que eu receba X Bitcoins por mes. Eu quero vender 1/2 desses bitcoins para ter Reais de modo que eu possa pagar contas, fazer compras, investimentos etc. A outra metade eu gostaria de manter como BTC mas com a possibilidade de vende-los futuramente (seria como mante-los como um bem de acordo como a receita classifica). Eu poderia fazer isso?

1 - Vender os bitcoins e declarar o valor em reais como ganhos provenientes do exterior para a geracao do carne-leao
2 - Declarar os bitcoins restantes com bens de capital

Se futuramente eu vender os bitcoins declarados como bem, entraria em vigor a regra dos 15% sobre a diferenca do valor declaro caso houvessem ganhos.

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.