x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.636

Empresa sem funcionários e sem sócios com retirada Pro-Labor

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2016 | 16:45

Prezados, boa tarde.

Nas pesquisas que realizei no Fórum e na internet de um modo geral, não encontrei resposta a minha dúvida, portanto, criei este tópico para contar com a ajuda dos colegas.

Como descrito em título, estou com uma empresa que, no Contrato Social descreve que nenhum sócio terá direito a retirada Pro-Labore. A mesma empresa não possui nenhum funcionário ativo.

Porém, a empresa em questão está tendo faturamento, emissão de notas, normalmente. Esta situação poderá ocorrer?

Porque no meu humilde entendimento, se a empresa não possui nenhum sócio/administrador/gerente, com retirada Pro-Labore e nenhum funcionário ativo, a empresa, em outras palavras, não tem ninguém trabalhando nela e dessa maneira não teria como realizar algum faturamento.

Conto com a colaboração dos colegas para elucidar minhas idéias e desde já agradeço a atenção daqueles que se propuserem a ajudar.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Nascimento Francisco

Nascimento Francisco

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2016 | 16:59

Podemos deduzir que a empresa é administrada e operacionalizada pelos socios., e que os mesmo abrem mao do pro labore descrito em contrato social.

Eles podem antecipar o lucro mensais ( Se houver ) mediante a participação de cada sócio no capital.


Grato

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2016 | 17:03

Nascimento Francisco, agradeço sua atenção.

Então, resumidamente, no seu entendimento, com base nas suas argumentações, a empresa pode, normalmente, ter faturamento, independente da situação que eu apresentei? Sem retirada Pro-Labore e sem funcionários ativos.

Teria algo para embasar essa argumentação? Para que eu possa pesquisar.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.