x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 477

Imposto de Renda - Declarar ou não?

Karine Gomes

Karine Gomes

Iniciante DIVISÃO 2, Programador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 14:45

Olá!

Trabalhei de carteira assinada entre janeiro e julho de 2016 e pedi demissão. Minha renda nesse período foi inferior ao valor mínimo pra se declarar imposto de renda. Depois disso abri um MEI e estou trabalhando como freelancer.

Além disso, desde março invisto no Tesouro Selic, que também desconta um valor do imposto de renda.

Minha dúvida é: preciso declarar o imposto de renda pra esse período que estava de carteira assinada ou devido aos investimentos? E se não precisar, seria interessante que eu declarasse, pra talvez restituir algum valor?

Agradeço desde já!

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 13 novembro 2016 | 09:07

Sim, pois , somente o fato de voce esta inscrita no Mei, ja tornaria obrigatoria sua declaraçao, por esse motivo, pois sua renda provavelmente ultrapassara o limite minimo, alem do que voce fez aplicaçao financeira e provavelmente tem movimentaçao financeira, logo aconselho-a a fazer a declaraçao. Boa sorte e saude.

Sds. Ribeiro
Esforça-te e de ajudarei - Blibico

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.